Selfie da vitória

Nos últimos dias do ano, o Twitter divulgou o site #AnoNoTwitter, um balanço sobre o que aconteceu na rede em 2014. Depois de ter encabeçado a lista de assuntos mais populares do Facebook, a Copa do Mundo realizada no Brasil consagrou-se também como o evento mais tweetado do ano.

Segundo os dados divulgados, a competição gerou mais de 670 milhões de tweets. E, dentro da Copa do Mundo, a partida mais comentada no mundo todo foi a final entre Alemanha e Argentina no Estádio Maracanã, sobre a qual foram publicados 618.725 tweets por minuto. A atuação dos brasileiros no microblog durante a semifinal entre Brasil e Alemanha garantiu com que a partida fosse a mais tweetada nacionalmente.

Na lista das dez histórias que mais bombaram no Twitter, apenas duas não estão relacionadas com a Copa. O final da novela Amor à Vida ficou no 8º lugar e o #DebateNaGlobo, no primeiro turno das eleições presidenciais, ficou em 9º com mais de 3,1 milhões de tweets em menos de seis horas. Confira a lista:

  1. 8 de julho – #BRAvsGER
  2. 28 de junho – #BRAvsCHI
  3. 13 de julho – Final da Copa do Mundo – #GERvsARG
  4. 12 de junho – #BRAvsCRO
  5. 4 de julho – #BRAvsCOL
  6. 23 de junho – #BRAvsCAM
  7. 12 de julho – #BRAvsHOL
  8. 31 de janeiro – Final da novela #AmorÀVida
  9. 2 de outubro – Debate presidencial da Globo (primeiro turno)
  10. 9 de julho – #HOLvsARG

Embora não tenha sido campeão pela Seleção, Neymar quebrou recordes no Twitter. Depois da lesão sofrida no jogo contra a Colômbia, a hashtag #ForçaNeymar gerou mais de 700 mil tweets e o atleta se tornou o usuário que mais ganhou seguidores em 2014, seguido de Katy Perry e Justin Bieber.

Lista global dos tweeteiros que mais ganharam seguidores em 2014:

  1. Neymar (@neymarjr)
  2. Katy Perry (@katyperry)
  3. Justin Bieber (@justinbieber)
  4. Ellen DeGeneres (@TheEllenShow)
  5. Taylor Swift (@taylorswift13)

A medalha de “Tweet de Ouro” foi dedicada à famosa selfie de Ellen DeGeneres, enquanto ela apresentava a premiação do Oscar em março. Até o momento, a foto foi retuitada mais de 3 milhões de vezes.