HERE Maps para Android

Nesta quarta-feira (10), a Nokia deu o que certamente é o passo mais importante para a popularização do HERE Maps no Android: a disponibilização oficial do aplicativo no Google Play, apesar de a novidade ainda não ter abandonado a fase beta.

Em outubro, o HERE Maps havia sido liberado para dispositivos que rodam Android 4.1 ou superior. Mas, para instalá-lo, o usuário tinha que habilitar a opção “Fontes desconhecidas” (ou equivalente) nas configurações de segurança do sistema e fazer download de um arquivo APK.

Durante estes quase dois meses, o aplicativo foi baixado desta forma por cerca de 1 milhão de usuários, a maioria proveniente dos Estados Unidos e da Alemanha. A expectativa é a de que, a partir de agora, a ferramenta se popularize no mundo todo.

A julgar pelos atrativos, não será um desafio tão grande: o HERE Maps para Android oferece, por exemplo, informações em tempo real sobre transporte público e trânsito em cerca de 800 cidades, orientação curva a curva guiada por voz, download de mapas de mais de 100 países para uso offline e a funcionalidade Glympse, que ajuda a encontrar amigos em determinado local.

Houve também ajustes e correções de bugs em relação à versão disponibilizada em outubro, o que deve aumentar a quantidade de aparelhos compatíveis com o aplicativo.

A Nokia aproveitou o anúncio para reforçar que o iOS segue em seus planos. O HERE Maps já esteve disponível para a plataforma, mas foi retirado da App Store no final de 2013 por problemas de compatibilidade. O retorno ao iPhone e ao iPad está previsto para o início de 2015.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados