Início » Arquivos » Internet » Vimeo dá os primeiros passos em direção ao 4K

Vimeo dá os primeiros passos em direção ao 4K

Usuários Pro já podem fazer upload de vídeos com esta resolução, mas não transmissão

Emerson Alecrim Por

A semana começou com uma boa notícia para os usuários mais assíduos do Vimeo. Nesta segunda-feira (8), a empresa revelou que os assinantes do Vimeo Pro (US$ 199 por ano) já podem fazer upload de conteúdo em 4K. Mas ainda não dá para ficar animado: permanece não sendo possível realizar transmissões nesta resolução.

O Vimeo é uma ferramenta de streaming que prioriza vídeos com qualidade profissional. Sendo assim, há quem estranhe o fato de o serviço ainda não suportar conteúdo em 4K, tal como o faz o YouTube, por exemplo, que começou a permitir vídeos com tamanha resolução em 2010.

Não é preciso vasculhar muito o fórum de ajuda do Vimeo para encontrar gente solicitando, de uma forma ou de outra, suporte a 4K. Por que então a resistência à ideia? “Ainda é cedo para este tipo de streaming”, explica o CTO da empresa Andrew Pile.

Vimeo

O executivo complementa sua resposta dizendo que a quantidade de dispositivos que podem reproduzir conteúdo em 4K é muito baixa. A exigência de larguras de banda generosas também deve explicar a decisão, embora Pile não tenha se referido a este aspecto.

Se o Vimeo mantém esta decisão, qual o sentido de permitir que usuários do plano Pro façam upload de vídeo em 4K? Conveniência e preparação para o futuro.

A companhia explica que muitos produtores estão subindo conteúdo em 4K ao serviço há algum tempo, mas que o processamento destes vídeos baixava a resolução. Agora isso não acontece mais. Os usuários Pro que quiserem disponibilizar seus vídeos em 4K para download via Vimeo conseguirão fazê-lo, portanto.

O serviço não dá prazos, mas confirma estar se preparando para oferecer streaming em 4K já nos próximos meses, talvez semanas – Andrew Pile ressalta que o suporte a esta resolução no iMac mais recente (a Apple chama a resolução do equipamento de “Retina 5K”) pode sinalizar o início de mudanças significativas no segmento.

Com informações: GigaOM

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Josiel Hen
Poucos dispositivos? ah, eu consigo imaginar cada cidade no mundo com pelo menos um dispositivo capaz de reproduzir conteúdos assim Lol e não são poucas cidades que temos, então.