Se você acha que o mercado já está saturado de aplicativos de mensagens instantâneas, respire fundo, pois o segmento acaba de ganhar mais um competidor. Estou falando do Wire, uma criação de ex-integrantes do Skype.

A novidade combina envio de mensagens de áudio ou texto com recursos que tornam a comunicação mais interessante, como ferramentas de compartilhamento de conteúdo multimídia e conversações em grupos. Para formar sua lista de contatos, o usuário pode utilizar a agenda do seu smartphone.

Como se vê, o Wire é um rival de serviços como WhatsApp e Telegram, embora também possa, até certo ponto, competir com o Hangouts e o próprio Skype, por exemplo. Dada a solidez destas ferramentas, percebe-se desde já que atrair usuários regulares para a nova ferramenta será um desafio dos grandes.

O principal nome por trás do serviço é Janus Friis, um dos fundadores do Skype (assim como do Kazaa e do Rdio). Vários funcionários importantes saíram da empresa depois de sua aquisição pela Microsoft, incluindo o próprio Friis. Alguns deles foram convidados a fazer parte de um projeto que, agora sabemos, deu forma ao Wire.

A experiência deste time com o Skype é vista por Jonathan Christensen, presidente-executivo do Wire (e também ex-Skype), como o ingrediente que fará o serviço ter diferenciais em relação aos demais, opinião que é compartilhada por Friis: “este não é mais um app de mensagens, mas sim uma nova e moderna rede de comunicação”.

Só o tempo dirá se esse otimismo todo condiz com a realidade. Por ora, o Wire tenta conquistar usuários com uma bonita e bem organizada interface, capacidade de executar conteúdo do SoundCloud e YouTube dentro do aplicativo, criptografia ponto a ponto e um codec que supostamente melhora a qualidade do áudio nas mensagens de voz.

Wire mobile

O Wire também possui um bom conjunto de ferramentas para a criação e gerenciamento de grupos. Há, por exemplo, a possibilidade de qualquer usuário banir outros participantes, o que deve ajudar na organização dos grupos (mas, dependendo das circunstâncias, também causar confusão).

Para gerar receita com o serviço, Christensen não pretende recorrer ao tradicional modelo de exibição de anúncios. O plano, a princípio, é comercializar add-ons para o Wire.

Quer conferir de perto? O Wire está disponível gratuitamente para iOS 8, Android 4.2 ou superior e OS X. Versões para Windows e navegadores devem ser disponibilizadas nas próximas semanas.

Com informações: WSJ.com

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados