Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Criado por ex-funcionários do Skype, Wire é o mais novo rival do WhatsApp

Criado por ex-funcionários do Skype, Wire é o mais novo rival do WhatsApp

Emerson Alecrim Por

Se você acha que o mercado já está saturado de aplicativos de mensagens instantâneas, respire fundo, pois o segmento acaba de ganhar mais um competidor. Estou falando do Wire, uma criação de ex-integrantes do Skype.

A novidade combina envio de mensagens de áudio ou texto com recursos que tornam a comunicação mais interessante, como ferramentas de compartilhamento de conteúdo multimídia e conversações em grupos. Para formar sua lista de contatos, o usuário pode utilizar a agenda do seu smartphone.

Apps do Wire

Como se vê, o Wire é um rival de serviços como WhatsApp e Telegram, embora também possa, até certo ponto, competir com o Hangouts e o próprio Skype, por exemplo. Dada a solidez destas ferramentas, percebe-se desde já que atrair usuários regulares para a nova ferramenta será um desafio dos grandes.

O principal nome por trás do serviço é Janus Friis, um dos fundadores do Skype (assim como do Kazaa e do Rdio). Vários funcionários importantes saíram da empresa depois de sua aquisição pela Microsoft, incluindo o próprio Friis. Alguns deles foram convidados a fazer parte de um projeto que, agora sabemos, deu forma ao Wire.

A experiência deste time com o Skype é vista por Jonathan Christensen, presidente-executivo do Wire (e também ex-Skype), como o ingrediente que fará o serviço ter diferenciais em relação aos demais, opinião que é compartilhada por Friis: “este não é mais um app de mensagens, mas sim uma nova e moderna rede de comunicação”.

Só o tempo dirá se esse otimismo todo condiz com a realidade. Por ora, o Wire tenta conquistar usuários com uma bonita e bem organizada interface, capacidade de executar conteúdo do SoundCloud e YouTube dentro do aplicativo, criptografia ponto a ponto e um codec que supostamente melhora a qualidade do áudio nas mensagens de voz.

Wire mobile

O Wire também possui um bom conjunto de ferramentas para a criação e gerenciamento de grupos. Há, por exemplo, a possibilidade de qualquer usuário banir outros participantes, o que deve ajudar na organização dos grupos (mas, dependendo das circunstâncias, também causar confusão).

Para gerar receita com o serviço, Christensen não pretende recorrer ao tradicional modelo de exibição de anúncios. O plano, a princípio, é comercializar add-ons para o Wire.

Quer conferir de perto? O Wire está disponível gratuitamente para iOS 8, Android 4.2 ou superior e OS X. Versões para Windows e navegadores devem ser disponibilizadas nas próximas semanas.

Com informações: WSJ.com

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Antonio Carlos da Silva Jr.
Tem também o Comunicador VapVap Messenger. Ele é baseado na plataforma e tem todas as funcionalidades do Telegran e ZapZap porém não tem propagandas e é super limpo (então todos os usuários que usam ou já usaram o Telegram nem precisa atualizar nada como contatos), Vale a Pena Conferir. https://play.google.com/store/apps/details?id=com.vapvapMessenger
Eduardo Couto
não acho que pega. acho que o povo quer mais é "falar" sobre o concorrente. Tem gente até falando de virus no Whats app. Já pensou? Eu já uso psafe pra isso nunca acontecer!
Daniel Franco
Haha, e que vença o melhor app de mensagens! Gostei de algumas particularidades dele. O desafio de converter estes usuários de outras plataformas vai ser grande, principalmente do What's App que é onde está a maioria.
Pedro Augusto
Mas será que pega? Não adianta ser o melhor aplicativo de mensagens, estruturalmente falando, se as pessoas continuarem a utilizar somente o WhatsApp.
PKX
Não é o foco do Whatsapp fazer conversas longas (audio/video), nem todo comunicador precisa abranger todos tipos de comunicação, o foco é mensagens curtas, alguns anexos, dar a possibilidade de vc receber as mensagens depois se tiver offline (coisa que até pouco tempo atrás gtalk/hangouts não fazia).
Jaison
Snapchat...
Dereck Bolsanelo
Baixei pra dar uma chance, mas não gostei.
daniloavenoso
Whatsapp é está no trono porque consome menos dados, simples assim. Em Voip o Viber é o mais econômico.
Magnosama
O problema de novos mensageiros é convencer seus amigos a utilizarem um novo serviço. A grande maioria das pessoas tem MUITA dificuldade (ou resistência) a algo novo. As pessoas continuam com o whatsapp simplesmente pq estão acostumadas (e funciona muito bem, claro).
rodrigofante
Isso aí, mostre para ele o que é respeito.
Arthur Salles
Li que tá rolando muito spam e falsos apps no Android. Não dá pra brincar e eu uso psafe, vamos ver se consigo baixar o original
Uberdam Walker
Mais um rival para o WhatsAppzzzzzzzzzz z z zzzzzzzzzzzzzzzzz...
Alessandro C. da Silva
Não, eu não tenho um 3GS e se eu acho que ele nunca vai ganhar do Whatsapp pedindo o 8 sendo que o whats pede 4.3, essa é a MINHA OPINIÃO, se não é a sua, só RESPEITE e finja que o post não existe e passe batido.
Kafeh
N marcas são sinônimos de produtos: BomBril, Nescau/Toddy, Maizena, Gillette entre outras que não me recordo agora.
artheux
Preferia o Live Messenger.
Exibir mais comentários