Início » Arquivos » Internet » Firefox pode ganhar versão para iOS em breve

Firefox pode ganhar versão para iOS em breve

Emerson Alecrim Por

Em um evento realizado recentemente nos Estados Unidos, a Mozilla sinalizou para uma novidade há muito tempo esperada por vários usuários do iOS: uma versão do Firefox para iPhone e iPad pode, finalmente, estar a caminho.

É de se estranhar que um software disponível para os mais importantes sistemas operacionais da atualidade ainda não tenha marcado presença na plataforma móvel da Apple. A explicação está em um conjunto de exigências por parte desta última.

Essencialmente, a Apple permite que terceiros disponibilizem navegadores para o iOS, desde que estes aplicativos utilizem implementações específicas do WebKit, que é a base do Safari. Diante da impossibilidade de utilizar o seu próprio motor de renderização, a Mozilla decidiu não disponibilizar versões do Firefox para o iOS.

Firefox - iPhone

Mas esta decisão foi manifestada há mais de um ano. Neste meio tempo, muita coisa foi modificada na Mozilla (inclusive o CEO da organização), o que explica esta mudança de postura.

Ainda não é possível afirmar se a Mozilla irá mesmo utilizar alguma versão do WebKit. É muito pouco provável, mas pode ser que a organização tenha conseguido um acordo de exceção com a Apple, por exemplo.

Ao menos a Mozilla deu a entender, em seu blog, que tem mesmo intenção de levar o Firefox ao iOS, apesar de não ter fornecido detalhes técnicos, tampouco previsão de lançamento: “estamos apenas começando os experimentos, por isso, vamos atualizá-los quando tivermos mais informações para compartilhar”.

Esta não é a primeira vez que a Mozilla tenta se aventurar na plataforma móvel da Apple. Em 2010, a organização lançou o Firefox Home, um app de sincronização de abas, favoritos e históricos entre o Firefox para desktop e o Safari para iOS. O projeto foi descontinuado dois anos depois.

Com informações: TechCrunch

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leonardo Caldas
Se você usa Windows no seu PC, pela facilidade de sincronia de favoritos, abas, sessões, senhas salvas, etc, sem a necessidade de recorrer a apps de terceiros ou outras soluções.
F. S.
Por que alguém usaria o Chrome no iOS?
Ed
Por que eu usaria o Firefox no iOS?
Dimmebd
Usava o safari no iPhone e Ipad, nunca vi necessidade de outro browser. No Android eu uso o navegador padrão dos Galaxy, também não vejo motivo para usar outro browser. Só uso o firefox no desktop.
Leonardo Caldas
Lembro que quando migrei para o iOS não poder contar com o Firefox foi minha maior decepção inicial. Ainda que venha usando desde então o Safari (e o ache um excelente browser), me agrada a facilidade de poder usar um mesmo browser em todos os computadores que uso, principalmente por conta dos recursos de sincronia e gerenciamento de senhas. Como não uso Mac, acaba sendo impraticável usar esses recursos no próprio Safari (pelo menos de forma simples, sem ter que recorrer à extensões do lado do browser do PC, ou apps como o 1Password do lado do smartphone, etc). Por outro lado, nunca consegui me adaptar ao uso do Chrome. O Firefox acabaria sendo o caminho natural em tal situação. Tomara que dê tudo certo e o Firefox realmente chegue à App Store (e tomara também que os desenvolvedores consigam dar uma otimizada no consumo de recursos, pelo menos nessa versão).
Lucio717
uso apenas o chrome tanto no pc, como no iphone como no meu moto x, mas saudades epoca do orkut, firefox era bacana pelos gerenciadores de rede social que tinha lá... agora com o social fixer no chrome nem vale mais...