Já contamos com uma boa variedade de smartwatches no mercado, mas muitos deles compartilham uma característica deveras incômoda: a baixa autonomia da bateria. Mas este não é o caso do FES Watch. Em desenvolvimento pela Sony, o dispositivo utiliza tela com tecnologia e-paper e, consequentemente, consome muito menos energia.

FES Watch

O FES Watch foi apresentado em outubro, na verdade. Na ocasião, o relógio apareceu como um projeto de uma empresa chamada Fashion Entertainments no Makuake, plataforma japonesa de crowdfunding.

Nesta semana, surgiram rumores de que a Sony estaria trabalhando em um produto com características semelhantes. Na sequência, veio a revelação: segundo o The Wall Street Journal, a Fashion Entertainments é uma subdivisão da Sony. Bastou então ligar os pontos.

Um dos projetistas do relógio contou ao veículo que a ligação com a gigante japonesa foi mantida em sigilo porque sua equipe queria descobrir se um produto como este pode ter boa aceitação, daí a ideia de lançá-lo em uma campanha de crowdfunding.

Pelas características, dá para apostar que sim. Para começar, o e-paper recobre não só o relógio em si como também a pulseira. Como telas do tipo são econômicas no consumo de energia, a bateria pode durar até 60 dias com uma única carga.

O design minimalista também é um atrativo, assim como a sua espessura – este é um modelo bastante fino. Em contrapartida, a Sony pouco falou sobre o que o dispositivo pode fazer.

Por enquanto, sabe-se apenas que o FES Watch não foge do essencial: é capaz de exibir as horas de diversas formas e mostrar algumas notificações, por exemplo. Se características mais avançadas não forem adicionadas, o FES não poderá ser considerado um smartwatch como um todo.

A companhia também não deixou claro quando e se pretende lançar o FES Watch como um produto global. No momento, a única certeza é que os apoiadores do projeto no Makuake receberão o relógio a partir de maio.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renato
nossa eu achei LINDO! o primeiro que fez eu me interessar.
Marno
A proposta é boa pois (se possível é claro) pode se usar a pulseira também como área utilizável. Uma tela monocromática é mais que suficiente para se ter uma prévia das notificações do Smartphone, informações sobre o Clima etc.
Matheus O.P.
Gostei, com ou sem recursos. Dependendo do preço, eu até compraria.
Felipe Ferreira
Se a Sony usar a cabeça e adicionar mais recursos, a concorrencia vai ficar no chinelo, essa da pulseira é totalmente nova! Japoneses, mal posso ver seus movimentos!
Bruno Brito
Makuake... essa palavra ficou makuakando na minha cabeça um tempão.
Juan Lourenço
Será um... featurewatch?