FES Watch é o relógio da Sony com caixa e pulseira de e-paper

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
FES Watch

Já contamos com uma boa variedade de smartwatches no mercado, mas muitos deles compartilham uma característica deveras incômoda: a baixa autonomia da bateria. Mas este não é o caso do FES Watch. Em desenvolvimento pela Sony, o dispositivo utiliza tela com tecnologia e-paper e, consequentemente, consome muito menos energia.

O FES Watch foi apresentado em outubro, na verdade. Na ocasião, o relógio apareceu como um projeto de uma empresa chamada Fashion Entertainments no Makuake, plataforma japonesa de crowdfunding.

Nesta semana, surgiram rumores de que a Sony estaria trabalhando em um produto com características semelhantes. Na sequência, veio a revelação: segundo o The Wall Street Journal, a Fashion Entertainments é uma subdivisão da Sony. Bastou então ligar os pontos.

Um dos projetistas do relógio contou ao veículo que a ligação com a gigante japonesa foi mantida em sigilo porque sua equipe queria descobrir se um produto como este pode ter boa aceitação, daí a ideia de lançá-lo em uma campanha de crowdfunding.

Pelas características, dá para apostar que sim. Para começar, o e-paper recobre não só o relógio em si como também a pulseira. Como telas do tipo são econômicas no consumo de energia, a bateria pode durar até 60 dias com uma única carga.

O design minimalista também é um atrativo, assim como a sua espessura – este é um modelo bastante fino. Em contrapartida, a Sony pouco falou sobre o que o dispositivo pode fazer.

Por enquanto, sabe-se apenas que o FES Watch não foge do essencial: é capaz de exibir as horas de diversas formas e mostrar algumas notificações, por exemplo. Se características mais avançadas não forem adicionadas, o FES não poderá ser considerado um smartwatch como um todo.

A companhia também não deixou claro quando e se pretende lançar o FES Watch como um produto global. No momento, a única certeza é que os apoiadores do projeto no Makuake receberão o relógio a partir de maio.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados