A Mozilla está mesmo bastante engajada nas buscas. Apenas alguns dias depois de trocar o Google pelo Yahoo como serviço padrão do Firefox (pelo menos nos Estados Unidos), a organização revelou uma interface que promete deixar as pesquisas a partir do navegador um pouco mais intuitivas.

Interface de busca - Firefox

O primeiro aspecto alterado deve ser notado apenas por quem utiliza a barra de busca do Firefox regularmente. Segundo a Mozilla, a nova interface faz com que as sugestões de termos para pesquisas ganhem destaque e apareçam de forma mais organizada.

A segunda novidade é mais evidente: ao digitar um termo, a caixa de pesquisa se expande para exibir, além das sugestões, uma lista para que o usuário escolha qual serviço de busca utilizar. As opções que aparecem ali são customizáveis e, se a pessoa simplesmente pressionar Enter, a busca será feita no mecanismo padrão do Firefox.

Interface de busca - Firefox

No modo atual, o usuário precisa primeiro escolher o serviço de pesquisa e somente então fazer a busca.

São mudanças pequenas, mas a Mozilla acredita que elas podem melhorar a experiência de uso e, consequentemente, fazer mais usuários preferirem buscas a partir do navegador. É como se a organização estivesse dizendo “faça buscas direto no Firefox porque é mais prático”.

Em seu comunicado, a própria Mozilla insinuou um exemplo em alusão à Wikipedia como opção de busca: “quantas vezes você já fez uma pesquisa na web já sabendo que o primeiro resultado será uma página da Wikipedia?”

Há boas razões para a organização estar tão focada neste aspecto. A mais crucial delas, provavelmente, é o fato de as buscas responderem por quase toda a receita que o navegador gera. Não é por menos que, na contramão do Chrome e do Internet Explorer, por exemplo, o Firefox exibe um campo específico para pesquisas até hoje.

A Mozilla não informou quando a nova interface será incorporada ao Firefox, mas deu a entender que não tardará muito para fazê-lo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Raphael Marques
Prefiro a busca do navegador da psafe. Só de pensar na quantidade de travamentos que eu já enfrentei com alguns browsers por aí...
Tiago Celestino
E isso uso a tempos. :D
Keaton
Seria tão bom se eles permitissem a associação de uma palavra chave para cada busca... assim como acontece desde o Opera 9.6 e o Chrome 25....
Eliézer José Lonczynski
Ta na build nightly não sei como instala.
Gladstone Mota
no firefox tambem da pra pesquisar usando a barra de endereço ;D
llllllllllll
Menino, que d+ Como disse googlei, mas apenas vinham informações pra remover toolbars (ask, hao123, baidu e etc). Funcionou, vou 'brincar' com esse comando agora. Obrigado.
Guilherme C.
Botão direito do mouse na barra e vai em personalizar. É só arrastar pra tirar. A barra de endereço funciona pra pesquisas como no Chrome.
Guilherme C.
Uso a barra de endereços pra buscas no Firefox como no Chrome O_o
llllllllllll
comofas isso? Dei uma googlada aqui mas não apareceu nada relevante.
llllllllllll
minha irmã anota em uma agenda os sites 'legais'. Ela vê na TV aquelas propagandas de disk amizade e etc e vai anotando.
marcos_5000
Além das pessoas que procuram na barra de pesquisa do Firefox pelo Google e nos resultados da pesquisa do Google clica no Google pra então fazer a pesquisa (eu já vi isso!!!) :P
Eliézer José Lonczynski
Agora tem um motivo pra usar a caixa de busca dedicada, eu tinha removido pra ficar mais clean estilo Chrome.
Olacir Oliveira
Entendo necessidade pra gerar lucros e talz, mas é bem ultrapassado mesmo, mas é uma necessidade pra eles, então, mesmo porque a tempos nem pego no firefox, usando IE.
Jedielson Almeida
minha irmã pra entrar no Facebook: digita Facebook na barra do chrome, entra no primeiro resultado, loga. haha
Jedielson Almeida
Ótimo! já troquei o Chrome pelo Firefox a muito tempo! navegador muito mais leve e não consome nem metade do que o Chrome consome na minha máquina!
Exibir mais comentários