A Canonical Software acabou de liberar os primeiros screenshots da versão 10.4 do Ubuntu, a estrela mais brilhante da constelação das distribuições do Linux. A grande novidade é que o programa teve todo seu visual remodelado, dando fim ao “problema de imagem” que o sistema operacional tinha até hoje.

O velho padrão de cores em amarelo e marrom, que estava longe de ser uma unanimidade entre seus usuários, foi substituído por um tema modernete que combina roxo, preto, cinza e laranja, enquanto nem mesmo seu tradicional logotipo ficou de fora das mudanças e agora ostenta uma fonte menos redonda, com o “circle of friends” menor e em destaque.

O novo tema, chamado Light, foi desenvolvido sob as ordens do fundador do Ubuntu, o open-stevejobs Mark Shuttleworth. “O Light foi desenvolvido para lembrar luz, claridade e não nos deixar esquecer da importância do conceito de leveza. Um bom software precisa ser leve no sentido de usar seus recursos com eficiência, rodar rapidamente e ser facilmente moldado à qualquer necessidade”, afirma documento postado no wiki do sistema operacional. As alterações deverão ser estendidas aos outros projetos da Canonical, como o Xubuntu e o Kubuntu.

Marketeações à parte, as imagens divulgadas até o momento são um banho de água fria nos sonhadores que esperavam que o programa finalmente estreasse a interface Gnome 3. O Ubuntu 10.4 deve ser lançado oficialmente em abril.

O novo logotipo do Ubuntu.
A nova tela de boot: roxa.
O novo tema Light: repare no que o fundo de tela abandona as cores quentes.
Dark, uma variação do Light.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados