Novo sensor de imagem da Sony traz foco ultra-rápido para o seu próximo smartphone

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas
img03

Se a câmera do seu smartphone demora para focar um objeto a ponto de você perder a cena, o próximo sensor de imagem da Sony pode ajudar. A fabricante japonesa anunciou nesta segunda-feira (17) um novo sensor Exmor RS, modelo IMX230, que tem como principal diferencial o foco automático baseado em detecção de fase, uma característica bastante comum nas câmeras DSLR e mirrorless.

O IMX230 captura fotos com resolução de 21 megapixels e mede 1/2,4 polegada, quase o mesmo tamanho dos sensores de imagem que a Sony vem colocando em seus aparelhos da linha Xperia Z. De acordo com a Sony, trata-se do primeiro sensor CMOS voltado para smartphones a ser comercializado com esse método de foco automático — são até 192 pontos de foco.

Com o sistema de detecção por fase, você deverá ter um foco mais rápido e preciso ao tirar fotos. Mas isso também deve melhorar a captura de vídeos, especialmente se você estiver gravando algo em movimento, por exemplo. Além disso, agora há a possibilidade de filmar em HDR usando todos os 21 megapixels do sensor. O avanço em relação ao IMX135, usado em aparelhos como o Moto X de 2ª geração, é visível:

A previsão da Sony é que o IMX230 esteja disponível para as fabricantes a partir de abril de 2015 custando 2.100 ienes, ou aproximadamente 47 reais. É provável que o sensor equipe as câmeras de alguns dos smartphones topo de linha lançados no ano que vem, como os sucessores do Xperia Z3 e iPhone 6 — a Apple costuma usar sensores da Sony em seus aparelhos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados