Facebook pode estar preparando versão da rede social para uso no trabalho

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
Facebook at Work

Sejamos francos: quando possível, quase todo mundo acessa o Facebook no trabalho. Até o seu chefe, provavelmente. Mas, e se os acessos durante o período laboral pudessem ser úteis em suas atividades ou, pelo menos, causar poucas distrações? É o que um suposto projeto de nome Facebook at Work pretende proporcionar.

Segundo o Financial Times, o Facebook vem trabalhando na ideia há mais de um ano. Se a iniciativa sair do papel, os usuários poderão ter um perfil profissional dentro do serviço, mas atrelado à conta original.

A mecânica desta modalidade estaria sendo desenvolvida para diferir pouco do sistema atual. O usuário visualizaria o Feed de Notícias e teria acesso ao chat, por exemplo, mas apenas informações de colegas de trabalho e contatos profissionais seriam exibidas.

O conteúdo postado por estas pessoas não precisaria, necessariamente, estar relacionado ao trabalho, mas é de se esperar que os usuários publiquem material relevante – uma das propostas do Facebook at Work é potencializar o networking.

Neste sentido, os perfis também seriam adaptados para exibir, prioritariamente, informações de utilidade corporativa, como formação acadêmica, telefone e cargo. Aquelas fotos da reunião de família no final de semana, portanto, ficariam delegadas ao perfil “normal”.

Segundo as fontes ouvidas pelo Financial Times, outra funcionalidade prevista é um sistema para compartilhamento de documentos que remete a serviços como Google Drive e Dropbox, embora não tenha ficado claro se haverá espaço para armazenamento de arquivos ou ferramentas para trabalho colaborativo.

As informações acerca do Facebook at Work ainda são pouco precisas. A própria companhia se recusa a comentar o assunto. Pode até ser que este seja um daqueles projetos que, após uma série de considerações, acaba engavetado.

Fato é que faz sentido o Facebook apostar em algo assim: a empresa conseguiria reter usuários por mais tempo, poderia encontrar uma nova fonte de receita e, com a evolução do serviço, teria até meios de fazer frente ao LinkedIn.

O Facebook at Work está sendo testado com um pequeno grupo de empresas e usuários, de acordo com o Financial Times. Mas seguimos sem nenhuma previsão ou mesmo confirmação de lançamento.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados