Microsoft: todos os smartphones com Windows Phone 8 poderão receber o Windows 10

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
Lumia 930

Uma das perguntas que usuários de aparelhos Lumia mais têm feito ultimamente é: será que meu smartphone será atualizado para o Windows 10? Nesta semana, por meio do perfil @Lumia no Twitter, a Microsoft deixou claro que tem intenção de disponibilizar o update a todos os dispositivos que rodem o Windows Phone 8.x.

As incertezas quanto à migração têm fundamento, em parte, no “trauma” em relação ao Windows Phone 7 (e variações). Aparelhos baseados nesta versão não receberam atualização para o Windows Phone 8 devido a problemas de compatibilidade, especialmente em relação ao kernel.

É verdade que, até o momento, a Microsoft não liberou nenhum comunicado oficial sobre o assunto, mas, na mencionada conta no Twitter, a empresa evidenciou mais de uma vez os seus planos de levar o Windows 10 para todos os aparelhos com Windows Phone 8.

Uma destas declarações foi dada a um usuário que estava em dúvida entre comprar ou não um Lumia 930 pelo temor de o modelo não receber a atualização.

@Kalars07 We plan to upgrade all Windows Phone 8 devices to Windows 10 in the future 🙂

— Lumia (@lumia) November 13, 2014

Nas afirmações, a companhia dá a entender que aparelhos com Windows Phone 8 de outras marcas também estarão aptos à migração. Porém, mais do que a própria Microsoft, é necessário que os fabricantes destes modelos manifestem interesse pelo processo, portanto, o cenário permanece incerto em relação a estes casos.

Na prática, a Microsoft fala somente pelos aparelhos Lumia, mesmo porque, como você sabe, a linha está sob o seu total controle. Se é assim, por que ainda não há prazos ou comunicados oficiais?

Bom, há uma série de considerações aí, especialmente o fato de o Windows 10 ainda estar em desenvolvimento e a compatibilidade com cada modelo necessitar de numerosos testes e ajustes para ser garantida.

A expectativa é a de que, no mais tardar, a Microsoft libere informações mais precisas – ou o próprio update, quem sabe – no segundo trimestre de 2015. Por ora, convém nos contentarmos com a notícia de que a companhia ao menos planeja levar o Windows 10 ao máximo possível de smartphones.

Com informações: Windows Central

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados