Sem fazer barulho, o Facebook apresentou nesta semana a nova versão do Places. A novidade recebeu muito mais que uma reformulação de interface: a partir de agora, o serviço passa a funcionar como um diretório de estabelecimentos dos mais diversos tipos espalhados pelo mundo.

Tudo o que o usuário precisa fazer é digitar o nome da cidade que está visitando – por exemplo, Buenos Aires. Em seguida, o Facebook Places mostrará recomendações de restaurantes, bares, teatros, entre outros, todos específicos para a região. É possível ainda navegar por um menu no topo da página que classifica estes lugares.

Facebook Places

Os pontos recomendados aparecem com notas (de uma a cinco estrelas) e comentários de outros usuários do Facebook. Informações básicas como horário de funcionamento, fotos de produtos e telefone de contato também são mostrados, obviamente.

Os dados exibidos têm como base o Graph Search, além de checkins ou reviews de usuários em fan pages e afins. Eventualmente, o Facebook Places pode até mostrar informações de serviços como Yelp e TripAdvisor, mas esta não é a prioridade.

Embora não tenha se pronunciado sobre o assunto, o objetivo do Facebook, certamente, é manter os usuários o máximo de tempo possível dentro de suas páginas, portanto, Yelp e outros serviços do tipo acabam se tornando rivais, na verdade (por ora, rivais mais funcionais).

O Facebook Places Directory está disponível nesta página. Pelo menos por enquanto, não é possível acessar o diretório a partir dos apps móveis da rede social.

Com informações: CNET

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João Grillo
O Mark quer tudo?! Que isso.
Gabriel Reynard
Os caras querem dominar o mundo mesmo, não deixam para ninguém...De qualquer forma, é uma ótima ideia, pois, acessar recomendações direto do seu Face e ver o que os seus amigos falaram do local é perfeito. Agora, ter que instalar um outro app para isso (Yelp, Kekanto etc) já torna a coisa uma pouco mais chata! --- Co-fundador do elaele http://elaele.com.br
David Marquardt
Mark Zuckerberg em: Facebook vs the World