Início » Arquivos » Internet » Twitter anuncia mudanças: vídeos nativos e timeline personalizada chegam em breve

Twitter anuncia mudanças: vídeos nativos e timeline personalizada chegam em breve

Avatar Por

O Twitter anunciou hoje o que o futuro da empresa reserva para seus usuários. Algumas das novidades são boas e outras nem tanto, mas todas elas têm algo em comum: devem provocar mudanças na maneira como seus usuários utilizam a rede social.

A primeira grande novidade é a publicação de vídeos nativos. Esta opção já está ativada em perfis oficiais do próprio Twitter e em certas empresas que anunciam no site, convenientemente, desde maio do ano passado. Como por exemplo neste tweet da @NBA. Mas esta novidade vai chegar de vez mesmo e para qualquer membro do Twitter já no primeiro semestre do ano que vem.

twitter-video

Desde que o Twitter ativou o upload de imagens direto no site, passou a entender bem como gerenciar mídias e por isso pode aplicar esses conhecimentos no tratamento de vídeo no futuro. Mas diferente de imagens e gifs, vídeos são notoriamente mais pesados. E como a experiência do Twitter no campo inclui apenas vídeos de 6 segundos, estou um pouco cético de que os servidores vão aguentar o tranco pelo menos nos primeiros dias.

Outra mudança, e talvez a que afete mais os usuários mesmo, é a chegada da timeline personalizada. Já faz algum tempo que o Twitter experimenta com a ideia de “mostrar Tweets relevantes para que o conteúdo que é interessante (…) seja descoberto com mais facilidade”. O que isso quer dizer na prática? Eles planejam fazer algo como o que o Facebook já faz, trazendo não os posts de todos os usuários que alguém segue e sim os mais relevantes.

Essa alteração é enorme e muda de forma muito significativa a experiência do Twitter atual. E embora não tenha uma data para ser implementada, acontecerá tanto nos aplicativos oficiais quanto na versão web do Twitter. Talvez por isso os aplicativos extra-oficiais passem a ter mais importância no futuro, já que poderão oferecer a experiência original. Isto é, até o Twitter decidir alterar a API mais uma vez.

Também estão nos planos do Twitter oferecer a opção de “levar a conversa pública para o privado”, com a possibilidade de compartilhar e discutir tweets nativamente via DMs. O que o Twitter não menciona é que até um certo ponto era possível fazer isso, mas o bloqueio do envio de links por DMs dificultou não só a discussão de tweets como retirou uma boa utilidade do recurso de mensagens diretas. Esta opção, segundo o blog oficial, deve aparecer já na semana que vem.

Como uma empresa que tem ações na bolsa de valores e acionistas para deixar felizes, o Twitter precisa se renovar constantemente para se manter relevante e reverter a queda de crescimento dos últimos meses. Mas algumas dessas mudanças podem ser pouco populares com uma parte dos usuários (comigo, certamente são) o que pode acabar afugentando-os para longe do site ou dos aplicativos oficiais.

De minha parte, digo apenas: vida longa ao Tweetbot!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Celestino
Essa é o grande problema quando uma empresa entra no mercado de ações. Precisam gerar lucro, rede sociais só geram lucros vendendo informações de seus usuários, logo... O Twitter em breve deve fechar sua API, ou vai passar a cobrar (acho que já tem algo assim) pelo o uso da API, que não vai ser mais pública, ou seja, logo, serviços de terceiros também podem morrer.
João Grillo
Aguardando melhorias porém sem cair a qualidade. Só não gosto muito da idéia de misturar. Twitter e Facebook são redes que devem seguir abordagens diferentes, na minha opinião.
leandro mello
Cansei do twitter viver atualizando.
Ademar Abiko Jr.
A esperança é que essa seleção de relevantes tenha um botão de on/off.
Weslly Barros
AH não!!! Sem essa de "tweets mais relevantes", isso é muita burrice, quem sabe o é relevante para mim sou eu e não o twitter.
Roberto
Essa seleção de conteúdo você vê um feliz natal na timeline mas já é ano novo, como no facebook. Péssimo.
corvolino
Essa mudança recente eu já não gostei imagina com essas novas. Por favor twitter, permaneça um clássico.
Nilda Alcarinquë
Vai ficar parecendo o facebook E se eu quisesse usar o facebook, iria pra lá e não pro tuíter Se for tão ruim quanto parece, terei q procurar uma rede social q não tenha se rendido ao modus operandi do FB
Mr. Zahta
A graça do Twitter está no "ao vivo"", no "tempo real", e não em "seleção de conteúdo". Não interessa? Deixe de seguir, bloqueie ou silencie. Interessa? Crie listas, favorite, dê RT... Enfim, não precisa de um processo de seleção de conteúdo relevante. O diferencial do Twitter é você ver as coisas acontecerem ao vivo, mesmo que um tweet seja apenas um "Oi!" ou um "bom dia". Acho que muita coisa aparentemente fútil para essa seleção do Twitter seja perdida.
Rafael
O Twitter nunca está satisfeito como as coisas estão. Tá sempre querendo mudar! Deve ser a 7198793874392643798 vez que mudou a aparência esse ano. '-'
Felipe Amorim
Esse negócio de mostrar só o que é (ir)relevante é um tiro no pé =/
Debinha
que idioticee! o melhor do twitter é poder ver tuuuudo! sem os genios decidirem la por mim o que é relevante! triste demais! nao curtii! pessimo
Roberto
Acompanhar programas ao vivo e usar o Twitter é uma das coisas mais legais, essa mudança vai acabar com isso ??
Roberto
NÃÃÃÃO
Ward´z de Souza
Twitter, você...
Exibir mais comentários