Passaram-se semanas desde as primeiras informações sobre uma possível atualização da versão mais básica do Raspberry Pi. Pois aqui está ela: o Raspberry Pi A+ foi anunciado recentemente pela fundação responsável pelas “plaquinhas”.

Raspberry Pi A+

A primeira novidade está nas dimensões. O que era pequeno ficou menor: o Raspberry Pi A+ tem 65 mm de largura por 54 mm, o que deve, entre outras vantagens, facilitar a instalação do dispositivo em equipamentos de porte reduzido. Para fins de comparação, a versão anterior, o modelo A, possui 85,6 mm por 54 mm.

Outro destaque do dispositivo é a substituição da ranhura para cartões SD por um slot para microSD. Agora também há um conector GPIO de 40 pinos que promete deixar mais prática a ligação do Raspberry a interfaces e outros tipos de componentes.

Também é destaque o menor consumo de energia do modelo e um circuito de áudio que integra uma fonte de alimentação de baixo ruído.

Os demais componentes são praticamente os mesmos que caracterizam o Raspberry Pi A: SoC Broadcom BCM2835 de 700 MHz (ARM), 256 MB de RAM, interface HDMI, porta USB 2.0 (com suporte à função de hub) e conexão P2 para fones de ouvido.

Nos Estados Unidos, o Raspberry Pi A+ já pode ser encontrado com preço sugerido de US$ 20. Vale lembrar que o Raspberry Pi B+ (com 512 MB de RAM, quatro portas USB 2.0 e microSD) está à venda desde julho por US$ 35.

Com informações: Tom’s Hardware

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Faimon Jorner Lessnau Coutinho
Pine64 de 2GB RAM e GPU a 500Mhz certamente te atenderá melhor (USD 29 + ~USD12 de Frete para o Brasil). Com esse preço nem entra na faixa de tributação de importados.
Tiago Costa
Obrigado por sua boa vontade, só pela seu esclarecimento já dá pra ver que vc tem futuro!
Edmilson_Junior
Para esse uso eu recomendaria um Stick Android dos que tem no DX tipo o SKU: 247998 que está na minha lista de desejos faz tempo então não sei se tem modelos melhores. Recomendo eles + um controle tipo SKU: 288368 Não tenho nenhum dos dois mas pretendo te-los quando tiver uma TV exclusivamente minha.
Super Genesis
Bem esclarecedor, obrigado.
Vinicius Araujo
Se for para multimídia mesmo, o Banana Pi e o Cubietruck (esse último é bem potente) são melhores para a sua finalidade. O Banana Pi, em relação ao Raspberry B+ / A+ tem uma performance gráfica melhor, 1GB de RAM, processador melhor, as portas USB do Banana Pi vem direto do processador, não compartilhando "largura de banda" com o cabo ethernet como o Raspberry Pi, isso deixa a velocidade tanto da rede quanto das USB's superior no Banana Pi. A Cubietruck é como se fosse um Banana Pi "tunado" e obviamente mais caro. Possui 2GB de memória RAM, saída de áudio SPDIF, saída de vídeo VGA, 8GB de memória NAND (uma espécie de... SSD interno?), Wi-Fi e bluetooth direto na placa, além do Android 4.2.2 pré-instalado. Ambas as duas podem executar vários sistemas como o Debian, Fedora, Lubuntu, Arch Linux, então a diferença entre elas e o Raspberry Pi B+ e A+ é basicamente a velocidade, já que todas elas executam Linux, podendo instalar o XBMC e criar um ótimo ambiente multimídia. A melhor para multimídia é a maior e mais carinha Cubietruck (ou Cubieboard 3, tanto faz), justamente por ter o DOBRO de memória RAM, saídas VGA e SPDIF, Wi-Fi e bluetooth por padrão, Android pré-instalado com 8GB de espaço, enfim... A segunda melhor opção para multimídia é o Banana Pi, que é mais barata. Possui o mesmo processador da Cubietruck, só que com 1GB de RAM e sem os extrinhas que a Cubie tem. Terceira opção é o Raspberry Pi B+ , que pega XBMC e vídeo full HD sem problemas, mas a performance gráfica do desktop Linux é mais fraca, as animações não são tão suaves quanto as dos concorrentes... sem falar que tem 512MB de RAM... Espero ter ajudado :D
Super Genesis
Valeu pela informação, será que vale a pena comprar um para basicamente reproduzir musica, assistir mkv em 1080p e navegar na internet pela tv?
César de Tassis Filho
Aqui tem uma tabela explicando isso: http://www.raspberrypi-spy.co.uk/2014/07/raspberry-pi-model-b-3-5mm-audiovideo-jack/
EverPi
Exatamente! E só para completar, tem que se tomar cuidado com o cabo TRRS que irá comprar, pois não existe padrão na conexão, os que se sabe que funcionam out of box é o do ipod e o do zune.
César de Tassis Filho
Aquilo dali não é só um plug P2 para fones de ouvido, é também uma saída de vídeo composto.