Mesmo que não use com frequência, você deve ter notado uma invasão de desenhinhos em mensagens, legendas de fotos no Instagram, tweets e basicamente toda a comunicação interpessoal online. A popularização dos emojis fez com que muitas palavras fossem substituídas por eles – há diálogos totalmente feitos por emojis em apps de trocas de mensagens.

E, com tanto uso, surge a necessidade de fazer com que todo mundo se identifique com o que eles representam. Só que não é o que ocorre atualmente e isso já é alvo de críticas há algum tempo: todos os desenhos que representam pessoas são ou estereotipados, ou mostram somente homens e mulheres brancos.

ed2.0

Mas agora parece que essa situação pode, de fato, mudar em breve. É que dois engenheiros, um do Google e um da Apple, têm uma proposta para que diversas etnias sejam incluídas nos emojis.

Funciona assim: ao selecionar um emoji que mostre uma pessoa, o usuário poderá escolher também a cor da pele que deseja para esse desenho e colocá-la em seguida. Isso “mistura” os dois desenhos e muda as cores do primeiro. Junto com o código da cor da pele, também irá o de cor do cabelo, de modo que a etnia seja melhor representada.

Para aparelhos que não suportem cores, também haverá diferentes tons em escala de cinza:

fzi9anphkdx7qaj2y7j1

Essas misturas só serão válidas para os emojis que representem humanos, ou seja, nem adianta colocar um bloquinho de cor ao lado de algum objeto que o resultado final será somente as duas figuras mesmo. Também pode ser que elas valham para os desenhos que mostrem só partes do corpo, como mãos e dedos.

Uma dificuldade enfrentada é quanto aos casais: ao escolher uma etnia diferente, pela proposta feita, os dois membros ficariam da mesma, impedindo a criação de casais interraciais. A solução é quebrar a unidade, isto é, montar o emoji parte por parte.

A ideia ainda é um rascunho, mas tem boas chances de ser adotada de verdade: além dos pedidos feitos por usuários e pela própria indústria, o engenheiro do Google que participou de sua escrita é um dos presidentes do Unicode, que é responsável pelos emojis. Se for de fato aceita, a proposta deve entrar na próxima grande atualização dos emojis, marcada para a metade de 2015.

Com informações: The Verge

Receba mais sobre emojis na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados