Drones podem ser usados para cobrir protestosagilizar comprasentregar cocaína em presídios, espionar… A menos que eles sejam facilmente interceptados. A China desenvolveu um sistema de defesa baseado em laser que promete derrubar um drone em até cinco segundos após ser localizado.

A informação foi divulgada pela Xinhua, agência de notícias oficial do governo chinês. O sistema, que consegue derrubar drones em um raio de 2 km, foi desenvolvido especificamente para destruir drones de pequeno porte. O China Jiuyuan Hi-Tech Equipment Corp, grupo por trás do sistema, diz que, como esses drones menores são relativamente baratos e fáceis de operar, podem ser usados em atividades terroristas.

Para que o sistema de defesa funcione, os drones precisam estar sobrevoando o local a uma altura de até 500 metros e uma velocidade menor que 50 m/s (180 km/h). É suficiente para destruir pequenos intrusos que estiverem por perto, e a precisão parece ser ótima: em um dos testes, a máquina derrubou mais de 30 drones com uma taxa de sucesso de 100%.

O sistema chinês é bastante parecido com uma arma desenvolvida pela Marinha dos Estados Unidos, também baseada em laser:

Os chineses trabalham para que, no futuro, a potência e o alcance sejam maiores. Por enquanto, o sistema deverá ser usado para reforçar a segurança durante grandes eventos em áreas urbanas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados