Drone-da-Amazon-no-ar

Drones podem ser usados para cobrir protestos, agilizar compras, entregar cocaína em presídios, espionar… A menos que eles sejam facilmente interceptados. A China desenvolveu um sistema de defesa baseado em laser que promete derrubar um drone em até cinco segundos após ser localizado.

A informação foi divulgada pela Xinhua, agência de notícias oficial do governo chinês. O sistema, que consegue derrubar drones em um raio de 2 km, foi desenvolvido especificamente para destruir drones de pequeno porte. O China Jiuyuan Hi-Tech Equipment Corp, grupo por trás do sistema, diz que, como esses drones menores são relativamente baratos e fáceis de operar, podem ser usados em atividades terroristas.

Para que o sistema de defesa funcione, os drones precisam estar sobrevoando o local a uma altura de até 500 metros e uma velocidade menor que 50 m/s (180 km/h). É suficiente para destruir pequenos intrusos que estiverem por perto, e a precisão parece ser ótima: em um dos testes, a máquina derrubou mais de 30 drones com uma taxa de sucesso de 100%.

O sistema chinês é bastante parecido com uma arma desenvolvida pela Marinha dos Estados Unidos, também baseada em laser:

Os chineses trabalham para que, no futuro, a potência e o alcance sejam maiores. Por enquanto, o sistema deverá ser usado para reforçar a segurança durante grandes eventos em áreas urbanas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Latosinski
más como um espelho vai aguentar absurdos graus celsius de um canhão a laser que chega a 1,9º milhão.
Rafael Latosinski
Não, aluminio só aguenta até 660,3º no maximo, não procede.
Ricardo Teixeira
Totalmente absurdas as afirmações, pois o laser não é apenas luz aquecida. Alias a maior parte dos equipamentos desse tipo utilizam outro tipo de radiação e energia que não a luz. Enrole o armamento em papel alumínio e irá potencializar o aquecimento do material. Em relação a questão da URSS nada ficou provado uma vez que os mísseis não voaram.
Petter
Me lembrei de uma história bem antiga, da URSS e EUA (a URSS pintou mísseis e outros objetos voadores com tinta reflexiva e acabou com a festa do Tio Sam).
Lucio717
Só embrulhar em papel alumínio que essa arma fica obsoleta :P
Higo
O calor é resultante da absorção da energia irradiada em forma de luz. Se esta é refletida, a absorção cai significativamente.
Anselmo Z
hmmm tá assistindo muito Heman. rsssss
João Silverado
Pensei o mesmo, mas junto com a luz vem o calor, que é o q realmente afeta o drone. Talvez algum sistema isolante térmico pra resolver isso.
Gabriel Magalhães Dos Santos
Nada que um drone espelhado não resolva