Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Android 5.0 Lollipop permitirá apagar apps instalados pelas operadoras

Android 5.0 Lollipop permitirá apagar apps instalados pelas operadoras

Avatar Por

A próxima versão do Android, a 5.0 ou Lollipop, foi anunciada há duas semanas e o Google já tratou de mencionar diversos recursos que foram abraçadas por ela, como múltiplas contas no mesmo aparelho e sincronização entre todos os dispositivos que utilizem o sistema.

Hoje, uma novidade foi revelada, e essa é bastante promissora: o Android 5.0 permitirá remover do aparelho os apps instalados pela sua operadora.

Lollipop Forest

Ao colocar o SIM, é normal que ocorra o download de alguns aplicativos para o seu smartphone, só que eles não podem ser deletados – e nem sempre são úteis. Então, seus preciosos gigabytes de armazenamento ficam comprometidos e, como não é todo aparelho que permite um microSD para expandir, isso pode ser um problemão.

O ARS Technica, em entrevista com Dave Burke, VP de engenharia do Android e da linha Nexus, e Brian Rakowski, VP de produtos, descobriu que o Android 5.0 trará, pelo menos aos aparelhos que vierem com ele de fábrica, um serviço chamado Google Play Auto Installs. Ficará a cargo dele identificar os apps que a operadora quer instalar e permitir que eles sejam posteriormente apagados.

Até agora, só é possível removê-los com root. O mesmo se aplica aos aplicativos que já vêm de fábrica com o smartphone, instalados pela fabricante, mas não foi mencionado se o Auto Installs poderá exercer a mesma função com esses.

Os primeiros dispositivos a receberem a nova atualização do Android serão, como de costume, os da linha Nexus; isso deve ocorrer nas próximas semanas. Para saber quando o seu aparelho deve ser atualizado, veja a nossa análise.

Com informações: Android Pit

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

mafhper
Faz um backup e dá um hard reset brother. As vezes com essas instalações over-the-air alguma coisa fica agarrada e não dá certo.
Isabel Vilhena
O meu galaxy 5 está travando muito depois que fiz o upgrade para esse novo Android, presumo que ocupe espaço demais.
Matheus Pereira Lima
Fuein fuein. Meu Moto X ainda não recebeu. Sorry.
Ana
Você sabe me dizer quanto que ocupa de espaço essa atualização do Lollipop?
brunocpu
MENTIRA!! nao da pra remover bosta nehuma!, tenho um galaxy s4 com android 5.01 oficial e nao ha como remover, somente desabilitar
Laiza Glycia
Eu odiei esse Android, não gostei MSM .. :( Queria saber se tem como desinstalar ?!
Julio
Essa nova atualização faz perder os apps já instalados no cel??
Fernando Camilo
Também gostaria de saber como ficou essa lei aí. Tenho um Lumia, e o que notei recentemente que os aparelhos já vem de fábrica com um app chamado Nokia App Brasil que é nada mais que um atalho para sites/apps nacionais (Terra e outros)... (ps.: ele pode ser removido normalmente)
Les Claypool
É opcional para as operadoras, ou seja...
Tiago Celestino
E se a operadora tirar esse Google Play Auto Installs, como que fica?
Anderson Veiga Sales
Atingimos a liberdade final.
Arnaud Oliveira
Tomara que isso seja o remédio contra a Sony e seu egoísmo, adoro a empresa, mas o Xperia ta deixando a desejar com o limite de memória e a impossibilidade de apagar apps nativos e o impedimento de passar apps para o microSD sem root.... complica muito pra quem tem um J como eu!! :(
Thiago
"Até agora, só é possível removê-los com root. O mesmo se aplica aos aplicativos que já vêm de fábrica com o smartphone, instalados pela fabricante, mas não foi mencionado se o Auto Installs poderá exercer a mesma função com esses." Aí está o parágrafo que ele usou para tirar a conclusão exposta.
Keaton
Bacana... agora posso remover os seiscentos e noventa e oito demos que a Samsung e a LG tem mania de incluir no smartphone... Falando nisso, como ficou aquela lei que obrigava a instalar sei lá quantos bloatware brasileiros nos smartphones/etc vendidos por aqui?
Felipe Ferreira
Legal! Agora só falta uma solução para remover o TouchWiz pelo launcher do Google, porque ele é pesado em todos os sentidos, quem tem um Samsung sabe onde o calo dói.
Exibir mais comentários