Rooms é o novo app do Facebook para você criar e participar de comunidades no celular

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas
facebook-rooms

O Facebook está lançando hoje o Rooms, uma plataforma de discussão que permite aos usuários criarem e participarem de comunidades por meio do celular. Nele, é possível unir grupos de pessoas que possuem interesse por um assunto específico, algo que lembra o Reddit ou até mesmo as comunidades do Orkut — mas com foco nos smartphones e de uma forma bem peculiar.

Nas salas do Rooms, é possível publicar texto, fotos ou vídeos. Em cada uma dessas salas, você pode usar um nickname diferente, o que torna o Rooms uma plataforma mais ou menos anônima. Ele não possui integração com sua conta do Facebook e a única informação que pede é um endereço de email para que você possa recuperar o acesso a sua conta caso precise reinstalar o aplicativo, por exemplo.

Não há uma lista de todas as salas que já foram criadas e, por enquanto, nem uma ferramenta de busca. A única forma de se tornar membro de uma sala é recebendo um convite, que nada mais é do que uma imagem bonitinha com um QR Code. Salve o convite no aparelho ou tire uma foto dele, e você está dentro — aí é só escolher o nickname e começar a compartilhar conteúdo.

Os posts são exibidos de forma cronológica, como no Instagram ou Twitter, e você pode respondê-los com um comentário ou uma curtida. Para quem cria as salas, é possível até mesmo trocar o ícone e o texto do “Like” para coisas como “High five!” ou “Yay!”, além de definir a identidade visual de uma sala e marcar se ela é adequada ou não para menores de 18 anos.

O Rooms é gratuito e, por enquanto, funciona apenas no iPhone. Ele ainda não está disponível na App Store brasileira, então você precisará fazer alguma gambiarra, como usar uma Apple ID americana. Depois de baixar e instalar o Rooms, comece entrando na sala do Tecnoblog. É só escanear o convite abaixo:

Image-1

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados