Início » Arquivos » Internet » Facebook cria ferramenta para que usuários em locais de desastre avisem que estão bem

Facebook cria ferramenta para que usuários em locais de desastre avisem que estão bem

Emerson Alecrim Por

Se você estiver em uma região que acaba de passar por um desastre significativo, provavelmente seus amigos e familiares tentarão obter notícias suas. Este é um comportamento tão frequente – e natural – que o Facebook decidiu criar uma ferramenta própria para este fim: o Safety Check.

A novidade funciona da seguinte forma: caso você esteja em um local atingido por um ataque terrorista, um desastre natural ou um acidente aéreo de grandes proporções, por exemplo, o Facebook perguntará em seu perfil se você está bem. Se positivo, seus contatos serão avisados de que está tudo ok com você.

Caso amigos estejam geograficamente próximos, você poderá indicar, pela ferramenta, que eles também estão seguros. Assim, os contatos destas pessoas serão igualmente avisados.

Para saber se você está em uma área afetada por um desastre, o Facebook faz uso de vários meios. O principal deles é a geolocalização informada pelo app do serviço. Outro é a identificação da cidade na qual você acessou a rede social pela última vez.

Facebook Safety Check

Se o Facebook estiver enganado sobre a sua localização, basta clicar no botão que informa que você não está em uma região de desastre.

A inspiração para a criação do Safety Check veio do tsunami que devastou várias cidades japonesas em 2011. Milhões de pessoas foram afetadas de alguma forma pelo desastre e os engenheiros do Facebook perceberam que muitas delas recorriam às redes sociais para transmitir informações a parentes, amigos e autoridades.

“Estes eventos têm nos ensinado muito sobre como as pessoas usam o Facebook durante desastres, o que nos inspirou a trabalhar no Disaster Message Board para incorporar o que aprendemos”, diz o comunicado da companhia. Este projeto, o Disaster Message Board, é que levou ao desenvolvimento do Safety Check.

Compatível com os apps do Facebook para Android e iOS e também com as versões web do serviço, a ferramenta entrou em funcionamento nesta quarta-feira (15), mas pode demorar alguns dias para cobrir todas as contas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton
Acho que tu está enganado sim. Olha aquele "You say you're in the affected area.", abaixo de "Peter Cottler", na imagem. Me parece que o pessoal, ou você, pode usar para dizer que você está/estava naquela area.
Lucas Carvalho
Posso estar enganado, mas o usuário não tem um controle sobre isso. Ele só pode dizer se está bem, ou se não está lá na área de risco, ou não responder.
Keaton
Legal mesmo vai ser brasileiro fazendo o "bom" uso disso... Ps.: não gosto muito desta maneira que o Tecnoblog arranjou de mudar de página.