Facebook cria ferramenta para que usuários em locais de desastre avisem que estão bem

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
Facebook Safety Check

Se você estiver em uma região que acaba de passar por um desastre significativo, provavelmente seus amigos e familiares tentarão obter notícias suas. Este é um comportamento tão frequente – e natural – que o Facebook decidiu criar uma ferramenta própria para este fim: o Safety Check.

A novidade funciona da seguinte forma: caso você esteja em um local atingido por um ataque terrorista, um desastre natural ou um acidente aéreo de grandes proporções, por exemplo, o Facebook perguntará em seu perfil se você está bem. Se positivo, seus contatos serão avisados de que está tudo ok com você.

Caso amigos estejam geograficamente próximos, você poderá indicar, pela ferramenta, que eles também estão seguros. Assim, os contatos destas pessoas serão igualmente avisados.

Para saber se você está em uma área afetada por um desastre, o Facebook faz uso de vários meios. O principal deles é a geolocalização informada pelo app do serviço. Outro é a identificação da cidade na qual você acessou a rede social pela última vez.

Se o Facebook estiver enganado sobre a sua localização, basta clicar no botão que informa que você não está em uma região de desastre.

A inspiração para a criação do Safety Check veio do tsunami que devastou várias cidades japonesas em 2011. Milhões de pessoas foram afetadas de alguma forma pelo desastre e os engenheiros do Facebook perceberam que muitas delas recorriam às redes sociais para transmitir informações a parentes, amigos e autoridades.

“Estes eventos têm nos ensinado muito sobre como as pessoas usam o Facebook durante desastres, o que nos inspirou a trabalhar no Disaster Message Board para incorporar o que aprendemos”, diz o comunicado da companhia. Este projeto, o Disaster Message Board, é que levou ao desenvolvimento do Safety Check.

Compatível com os apps do Facebook para Android e iOS e também com as versões web do serviço, a ferramenta entrou em funcionamento nesta quarta-feira (15), mas pode demorar alguns dias para cobrir todas as contas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados