Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Yovo: um app similar ao Snapchat, mas que tenta impedir capturas de tela

Yovo: um app similar ao Snapchat, mas que tenta impedir capturas de tela

Emerson Alecrim Por

Liderados pelo Snapchat, os aplicativos de conteúdo efêmero vivem seu auge. Mas há um problema: fotos ou mensagens enviadas por estes serviços somem após algum tempo de visualização (geralmente, segundos), mas nada impede que o usuário faça uma captura de tela para preservar o material. O Yovo é um app efêmero que explora uma ideia curiosa para combater esta prática.

yovo

A novidade foi criada pela ContentGuard, uma companhia especializada em compartilhamento privado de arquivos. Este detalhe nos faz pensar que a empresa implementou algum mecanismo avançado para bloquear a função de “print screen” do smartphone, mas a solução é bem mais simples.

Tudo o que usuário precisa fazer ao compartilhar uma foto é ativar o filtro D-fence. Com ele, a imagem é exibida com “ripas” desfocadas por cima. Como estas colunas se movimentam rapidamente, de modo intercalado, o usuário consegue visualizar a foto na íntegra. No entanto, ao fazer uma captura de tela, as ripas ficarão em evidência. Não entendeu? Observe o vídeo:

Segundo Scott Richardson, um dos diretores da ContentGuard, a ideia é semelhante ao ato de olhar para uma cerca de madeira estando dentro de um carro. Com o veículo em movimento, as ripas passarão rapidamente e você conseguirá notar com relativa clareza o que há por trás dela. Mas, com o automóvel parado, você verá as ripas e apenas parte do que há ao fundo.

Como dá para perceber, a solução é paliativa, mas dependendo das circunstâncias, pode ajudar a proteger conteúdo íntimo ou material privado (fotos de um documento sigiloso, por exemplo).

Com versões para Android e iOS, o Yovo é gratuito e permite também compartilhamento de fotos via Twitter e Facebook. Neste caso, o serviço gerará um link que só pode ser acessado uma vez.

De acordo com Richardson, uma atualização capaz de exibir imagens com mais quadros por segundo – e, portanto, com mais visibilidade a “olho nu” – está a caminho.

Com informações: MIT Technology Review

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Elian Cruz
NÃO EXISTE APLICATIVO PARA GANHAR DINHEIRO MELHOR QUE O WOWAPP !!! WowApp, uma comunidade que cresceu para mais de 800.000 membros no mundo inteiro em menos de dois meses. Mais de 500.000 pessoas já ganharam dinheiro de verdade no WowApp só por telefonar, fazer chamadas de vídeo e conversar de graça no chat com os amigos.. Convide todos os seus amigos e comece a ganhar! WowApp funciona em PC, Mac, tablets e telefones. Sugestão: Pode baixar este aplicativo que é igual ou melhor que whatsap e formar grupo gratuitamente. VEM PARA Wowapp – Aplicativo. Baixe primeiro no computador e vai ter uma página igual ao Facebook e após vai receber um código para usar no celular. Instalar o WowApp grátis neste link==> https://www.wowapp.com/w/clicwebclub/Albino-Grana
gabriel henrique
voce pode tirar foto da tela
Keaton
Dá trabalho? Um minutinho no MSPaint e tu já fez. =x
Arthur
que bosta, fail
abraaocaldas
Ou pegar outro celular e tirar a foto da foto...
Diogo Ramos Gutierre
Sério mesmo? Fica horrível e não impede nada.
Rodrigo Azevedo
Deve haver tb algum aplicativo que faça screen record. Daí é só pegar os quadros sucessivos e montar a imagem. Dá trabalho mas é possível...
Charles Buss
isso ainda seria trabalhoso, e vai saber quantos screenshots voce precisaria tirar pra deixar todas as partes da imagem limpa..
Rodrigo Azevedo
Vc pode tirar 2 screenshots e se tiver sorte elas serão complementares. Daí basta combinar as imagens das persianas
Allison Barros
Yovo = You Only View Once! :P