A Microsoft quer melhorar a experiência de uso do Skype no desktop e, eventualmente, conquistar mais usuários com isso. É com este objetivo em vista que a companhia anunciou, nesta quinta-feira (9), o Skype 7.0 para OS X e uma versão “preview” de seu novo cliente para Windows.

As novas versões trazem uma série de novidades que as fazem ter funcionalidades e comportamentos que remetem aos apps móveis do Skype. A ideia é fazer com que estas modificações aumentem o uso de chat no serviço.

Novo Skype - preview - para Windows

Tem lógica: embora o Skype suporte bate-papo há tempos e tenha substituído o Messenger da Microsoft para este fim, até hoje o serviço é mais utilizado para chamadas de voz ou videoconferências, pelo menos no desktop.

Para tanto, as recém-lançadas versões do Skype mantêm uma barra na lateral direita para acondicionar o chat. Desta forma, o usuário pode se comunicar via vídeo ou voz e, ao mesmo tempo, manter o bate-papo por texto ativo.

A função de chat em si também foi atualizada: quando arquivos do Office ou PDFs forem transferidos durante a conversa, ícones correspondentes aparecerão imediatamente na timeline. É mais fácil localizá-los desta forma. Nas transferências de imagens, miniaturas destas serão exibidas.

Skype 7 para Mac

Tem mais: a lista de contatos ficou mais intuitiva e, tal como o Hangouts (que ganhou uma versão para Chrome OS e Windows hoje), passou a exibir as fotos dos usuários dentro de círculos.

Quer experimentar? Então baixe o Skype for Mac 7.0 aqui. A versão para Windows está disponível neste link, mas como é uma prévia, pode apresentar falhas ou instabilidades. A Microsoft não deu previsão de lançamento da versão definitiva.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Celestino
Só precisam lançar uma versão nova para o Linux.
Jack Syaorean
Quer inovar a interface? Tira esta merda de borda que é um cu de pombo sujo e faz estilo o Zune. Saudades, belo Windows Live Messenger.
RamonGonz
sempre achei a interface do Skype muito ruim/estranha. Espero que melhorem mesmo
Petter
O Windows já tem diversos problemas, para que adicionar mais com uma versão preview de um App?
Keaton
Espero que ainda dê para desanexar o chat da janela de contatos, que se não fica um porre...
Rafael Luik
Tá zoando que não é app Metro!?
Richard Ferraz
Instalei aqui e....... olá barrinha do Windows 98! http://i.imgur.com/qeS8Pf6.png
Emanuel Sousa
Um contato meu do Skype recebeu essa versão há bastante tempo e desde que soube fiquei com receio e desabilitei atualizações automáticas (tem dias que eu recuso uma atualização achando que pudesse ser essa daí). O Skype de desktop não funciona bem, mas as demais versões são mutíssimo piores. Essa versão nova aparentemente baixa todos os arquivos enviados para uma pasta obscura, sem perguntar se você quer mesmo baixar (num chat em grupo, nem sempre um arquivo vai interessar a todos). Pior ainda é se ficar como no Windows Phone. Lento para receber as mensagens acumuladas (às vezes nem recebe), e se alguém começa a digitar, a porra da rolagem vai obrigatoriamente para o final. É simplesmente impossível recapitular uma conversa se ela ainda estiver acontecendo no momento. Conseguiram fazer algo pior que o Chat do Facebook, que baixava a rolagem com novas mensagens. Eu não entendo o que passa na cabeça desse povo. É louvável e necessário que o enfoque em chat cresça, mas eu quero que isso aconteça de forma útil. É simplesmente estupeficante como até hoje não há suporte para mensagens offline e como chats bugam para entregar mensagens, até chegar a um ponto em que o jeito é criar um novo chat e abandonar o anterior.
Rodrigo Silva Barretos
Microsoft e essa mania estranha de lançar uma versão completa pra outras plataformas primeiro e deixar a sua própria por último ¬¬
Estevão Mascarenhas
A interface para Mac OS ficou ó: https://www.youtube.com/watch?v=LdsCquSrPpo&feature=youtu.be&t=2s
Daniel Cobalto
Já tava "sabendo" dessa versão desde semana retrasada, pensei que já fosse pra todo mundo e as pessoas tivessem simplesmente cag*do pra ele, hum...