Microsoft Xim

Muitos dos projetos desenvolvidos na Microsoft Research acabam ficando por lá mesmo. Mas, nesta quarta-feira (8), a companhia anunciou uma exceção: o Xim, um aplicativo de compartilhamento de fotos entre smartphones que foge do convencional.

Sabe quando você tira uma foto em grupo e, na sequência, todo mundo pega seu aparelho para conferir a imagem? Este é um dos problemas que o Xim se propõe a resolver. Outro é o tradicional pedido: “depois você manda a foto para que eu as veja?”

O Xim evita estas situações ao permitir que o usuário envie fotos para um grupo de contatos quase que em tempo real. Ao receber o convite, cada pessoa poderá visualizar as imagens em seu próprio dispositivo móvel.

A Microsoft se preocupou em fazer o funcionamento da ferramenta ser o mais simples possível. Para começar, o usuário deve informar o local onde estão as fotos. Pode-se escolher a galeria do próprio aparelho ou imagens guardas em serviços nas nuvens, como OneDrive, Dropbox ou Facebook. O limite é de 50 arquivos.

O passo seguinte consiste em selecionar os destinatários. Todos receberão um convite naquele instante e deverão aceitá-lo sem demora, uma vez que as fotos “expiram”, tal como no Snapchat.

Cabe ao usuário dono das imagens conduzir a apresentação. Todos os participantes verão simultaneamente em seu respectivo smartphone o que ele mostrar, inclusive efeitos de zoom.

Os convidados não precisam ter o Xim instalado em seu aparelho. A apresentação pode ser visualizada em um navegador. Mas, se a pessoa tiver o aplicativo, conseguirá convidar mais gente para conferir as fotos ou interagir com comentários, por exemplo.

Felizmente, a Microsoft não limitou o Xim ao Windows Phone: além desta plataforma, o aplicativo está disponível gratuitamente para Android e chegará ao iOS em breve.

A má notícia é que, por enquanto, o Xim só funciona com números de telefone norte-americanos. Isso significa que, nesta fase inicial, somente usuários dos Estados Unidos e Canadá podem testá-lo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados