Após a polêmica envolvendo a dificuldade de fazer o Facebook aceitar pseudônimos, que causou uma migração de diversos usuários para o Ello, a rede social prometeu tomar uma providência quanto à sua política de nomes verdadeiros. Mas não chegou a dizer qual seria.

Enquanto não há ainda nenhuma indicação do que a rede social pretende fazer para permitir que drag queens e todo mundo que não quiser utilizar seu nome de batismo se sinta acolhido nela, o New York Times obteve informações de que o Facebook está trabalhando em um app que permite o anonimato.

Segundo o jornal, duas fontes ligadas ao projeto disseram que se trata de algo independente da rede social e que deixará os usuários interagirem com os nomes que quiserem. A ideia é fazer com que as pessoas se sintam livres para falar sobre diversos assuntos utilizando pseudônimos, sem precisar se identificar. Isso as deixaria mais à vontade, por exemplo, para falar sobre tópicos que não queiram associados às suas pessoas.

O projeto, no entanto, não é novo: ele está sendo estudado internamente há um ano, o que indica que, mesmo antes da polêmica com a comunidade LGBT, o Facebook já estava considerando abrir uma brecha para o anonimato mesmo tendo como característica a obrigatoriedade da utilização de seu nome verdadeiro.

Não foi comentado nada sobre como o aplicativo deve ser: talvez algo nos moldes do Secret, que promete que os segredos revelados por você no app não podem ter seu autor identificado – o que também já deu margem para muito bullying? De acordo com o NYT, não precisaremos esperar muito para saber; ele deve ser lançado nas próximas semanas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados