Início » Arquivos » Aplicativos e Software » HERE Maps para Android e iOS será prioridade em relação ao Windows Phone

HERE Maps para Android e iOS será prioridade em relação ao Windows Phone

Emerson Alecrim Por

Má notícia para os usuários do Windows Phone: a Nokia decidiu dedicar menos esforços no desenvolvimento do HERE Maps para a plataforma. Ao mesmo tempo, a companhia se focará na criação de versões do serviço para Android e iOS.

A ferramenta de mapas deve chegar aos mencionados sistemas ainda em 2014, começando pelos aparelhos da Samsung. Em relação ao universo móvel da Apple, haverá um relançamento, na verdade: o HERE Maps já se aventurou por lá, mas foi retirado da App Store no final de 2013 por problemas de compatibilidade com o iOS 7.

Mas como estas versões influenciam na quase paralisação do HERE Maps para Windows Phone? Segundo Sean Fernback, vice-presidente do serviço, a decisão tem relação com a compra da divisão de dispositivos móveis da Nokia pela Microsoft.

“Como resultado da transação, nós estamos tendo que encerrar o desenvolvimento de aplicativos no Windows Phone para transferí-lo às plataformas Android e iOS”, explica o executivo.

HERE Maps nos aparelhos da Samsung

HERE Maps nos aparelhos da Samsung

O que Sean Fernback quer dizer é que, com a divisão de dispositivos da Nokia se transformando em Microsoft Mobile Devices, a parceria existente até então para priorizar o serviço de mapas nos aparelhos Lumia deixa de existir.

A divisão HERE Maps não foi incluída no negócio com a Microsoft. Sem a receita proveniente do acordo, concentrar esforços no Android e no iOS acaba sendo um caminho natural. A adesão a estas plataformas é muito maior que no Windows Phone, portanto, as chances de retorno financeiro são mais expressivas com elas.

Por enquanto, o HERE Maps continua funcionando normalmente no Windows Phone. O desenvolvimento de novas versões é que segue mais devagar. Como consequência, o suporte do serviço às versões subsequentes da plataforma poderá depender de novos pactos. A Microsoft já foi procurada para tratar do assunto, mas as negociações estão em fase inicial.

Se um acordo com pessoal de Redmond sair ou não, uma coisa já é tida como praticamente certa: a divisão HERE Maps não abrirá mão de explorar as plataformas Android e iOS.

Com informações: The Next Web

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Zé Povão
Então, veja bem que a Google comprou a Moto e pagou o suficiente pra manter o nome, né? Depois, manteve consigo o que precisava e se desfez do restante. Tudo questão de uma boa negociação. O que me leva a crer que a Nokia estava realmente na corda bamba e a Microsoft sangrou-a sem dó...
Eliézer José Lonczynski
Ok ? então
Domingos Tavares
Isso aconteceu com quem tinha Windows Phone 7 e o Windows Phone 8 foi lançado E com quem tinha Windows Mobile 6 quando lançaram o Windows Phone 7. Por que será diferente agora?
Eliézer José Lonczynski
Vai ter sim porque comprou com o WP 8.
Domingos Tavares
Pra mim, quem foi burra foi a Nokia. Se eles tivessem lançado um Lumia 1020 com Android, eles seriam campeões de vendas.
Domingos Tavares
O histórico da Microsoft diz exatamente o contrário: que quem tem WP8 não vai ter atualização para WP9.
Marcão Sparcos
Exatamente, mas como a Microsoft tem o cheat de dinheiro infinito rsss não seria difícil, eu se fosse CEO da MS compraria. O nome Nokia é muito forte e tem tradição nos celulares, descartar ele assim seria como eu comprar a Ferrari e mudar o nome dela ¬¬
Zé Povão
A questão não é que ela quer se livrar: ela tem que parar de usar o nome. Ela não comprou o nome Nokia. Ela comprou as fabricas da Nokia, os projetos de aparelhos mobiles da Nokia, o expertise da Nokia em relação à aparelhos móveis. Isto tudo nada tem a ver com o nome Nokia. E, se a MS quiser usar este nome, vai ter que pagar. E caro, eu acredito.
Zé Povão
Se isto é prostituição, então o capitalismo é um cafetão tremendo.
Zé Povão
carai...
Zé Povão
Cara, ele falou do N900, e você está brigando com ele como se ele tivesse dito N9-00. São aparelhos diferentes.
Zé Povão
Pow, e nem precisa, véi. O bixo é perfeito. Experimenta ficar preso, no android, ao uso do GoogleMaps, ou ao Oi Mapas, ou outros parecidos...
Di Almeida
Usei o Windows Phone por dois meses e voltei para o Android. Péssimo sistema. E não é só pela falta de aplicativos! A interface é enjoativa e possui poucas funcionalidades.
Marcos Tony Lehmann
http://www.windowsphone.com/pt-br/store/app/flipboard/e5723a43-42c8-4e25-b322-115f07bd44f1?signin=true
Marcão Sparcos
Pode até ser, mas o serviços de geolocalização seria uma boa para o Bing ter um serviço de mapas consistente pra brigar com o Google Maps. Claro que os outros serviços não são de todo o interesse, mas a Microsoft poderia revender eles, Exemplo: Google - Motorola - Lenovo. Acho que é por isso que a Microsoft quer se livrar do nome "Nokia" porque a empresa não é 100% dela e não faz sentido manter o nome, agora se ela fosse dona total, acho que seria diferente. Claro é uma opinião minha não sou um grande acionista, e posso estar certo e errado no futuro.
Exibir mais comentários