O departamento de hardware da Microsoft tem estado movimentado nos últimos dias. Depois de lançar um teclado multiplataforma para tablets, a divisão surpreendeu novamente ao apresentar, nesta terça-feira (23), o Microsoft Wireless Display Adapter. Você pode considerar o dispositivo uma alternativa ao Chromecast. Ou quase isso.

A novidade tem design simples. Não há cores ou símbolos que nos façam associá-lo imediatamente a um produto da Microsoft. Apenas o nome da empresa está gravado na carcaça do produto. Ainda assim, de maneira discreta.

Microsoft Wireless Display Adapter

Tal como o Chromecast, do Google, o Microsoft Wireless Display Adapter deve ser encaixado à TV ou ao monitor a partir de uma porta HDMI. O dispositivo também possui conexão USB, mas esta é utilizada para alimentação elétrica.

A comunicação com PCs, tablets ou smartphones é feita via Miracast, tecnologia que utiliza redes Wi-Fi (ou Wi-Fi Direct) justamente para transmissão de áudio e vídeo. De acordo com a Microsoft, o dispositivo consegue realizar transmissões em um raio de até 7 metros.

Microsoft Wireless Display Adapter

No quesito compatibilidade, a Microsoft garante funcionamento com o Windows 8.1 e com o Android 4.2.1 ou superior. Também é possível utilizar o dispositivo em aparelhos baseados no Windows Phone. Teoricamente, qualquer outra plataforma com suporte ao padrão Miracast é compatível.

Além de conteúdo em áudio e vídeo, é possível recorrer ao adaptador para reproduzir qualquer tela do dispositivo de origem, o que torna o produto útil também para apresentações acadêmicas ou profissionais. Esta possibilidade é um tanto quanto óbvia, na verdade: o protocolo Miracast foi desenvolvido, basicamente, para “espelhamento” de tela.

Embora não se mostre tão “sedutor” quanto o Chromecast, o adaptador tem potencial para agradar. O problema é que o preço não é dos mais convidativos: US$ 59,95 (o Chromecast chegou ao mercado custando US$ 35). Além disso, o Microsoft Wireless Display Adapter só está disponível em pré-venda na América do Norte. Por ora, não há informação de lançamento no Brasil e em outros países.

Com informações: The Next Web

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Christyan Yury
Há todo mundo vai querer ver o design, vai ficar amostra né?!
mateus ferreira
aonde vc comprou ? estou querendo comprar um.
Abimael Eugenio
Microsoft cópia muito mal feita do Chromecast.
Felipe
Comprei um e nao é compotavil com meu WP 8.1 lumia 720 to puto srsrsr
Eliézer José Lonczynski
Pode ser que não faça sucesso, mas pelo menos a MS não demorou 2 anos pra lançar um produto com relação a concorrência.
Theo Queiroz
Chromecast funciona no iOS, Android, Mac e Windows rodando chrome e ainda tem um app pro youtube no Windows Phone. Então não é restrito ao Android. Sem contar que também suporta o padrão Miracast.
RamonGonz
horrivel esse design ai... acho que lançaram por lançar, so pra terem "seu proprio chromecast"
Vitor Mikaelson
Só não colocaram 1520, pois ele vinha com o 8.0
Gabriel Brito
Considero como da nova também, se não teria escrito "série x30" ou algo assim.
Vitor Mikaelson
1520. =P
Vitor Mikaelson
https://www.youtube.com/watch?v=yyltk9-uvWw Talvez com um hardware melhor, melhore. Ou não.
Vitor Mikaelson
O outro que a Microsoft Mobile apresentou, é pior. "Microsoft Screen Sharing For Lumia Phones HD-10 "
Vitor Mikaelson
Miracast existe antes do Chromecast, ok?
Gabriel Brito
Tem um detalhe: Apenas os Lumias da nova geração funcionam com Miracast.
Cizenando Galvão de Lima Junio
Legal, mas fico com meu Apple TV mesmo... :)
Exibir mais comentários