Não há trégua no mercado de armazenamento de dados. Depois de a Seagate prometer discos rígidos de altíssima capacidade de armazenamento, chegou a vez da Western Digital, por meio da subsidiária HGST, fazer o mesmo: nesta terça-feira (9), a companhia anunciou seu primeiro HD de 3,5 polegadas com 10 terabytes.

Ao contrário da Seagate, a HGST não foi tão misteriosa no que diz respeito às técnicas empregadas no novo produto. O preenchimento do interior do dispositivo com gás hélio é uma delas.

Graças a esta característica, é possível adicionar mais discos na unidade sem aumentar as suas dimensões físicas. Como o hélio apresenta menor resistência que o ar, os discos podem ficar mais próximos entre si – onde antes havia cinco pratos, agora há até sete. O resultado? Maior capacidade de armazenamento, é óbvio.

HD de 10 TB da Western Digital

Há outro fator que ajuda a explicar os 10 TB do novo HD: o dispositivo utiliza a tecnologia SMR (Shingled Magnetic Recording) que, basicamente, aumenta a densidade dos discos reduzindo o espaço entre as trilhas ao ponto de estas ficarem praticamente empilhadas.

Mas, para equipar seu computador com uma unidade destas, você precisará ter paciência. Primeiro porque o HD ainda está sendo testado. Segundo porque, assim como o HD de 8 TB da Seagate, a novidade da HGST está sendo preparada para atender a data centers, inicialmente.

Ainda não há estimativa de preços, mas a Western Digital afirma que o HD de 10 TB terá o menor custo por gigabyte do mercado.

Também não há previsão de lançamento. O que se sabe é que uma versão de 8 TB será disponibilizada um pouco antes, com boas chances de isso acontecer até o final de 2014.

Com informações: ExtremeTech

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Talles
HAHAHAHA, PIADA !!! Comprei um NAS da Seagate e precisei trocar os 4 HD's que vieram com ele, eles funcionaram uma semana em RAID 5 e com menos de uma semana de uso começaram a falhar, um por um, num intervalo de 1h entre as falhas... 6 meses após isso, os 4 novos também apresentaram os mesmos problemas, então me livrei do equipamento.
Mario Porfírio Souza
Esse HD deve ter a capacidade de no máximo uns 500 MB
Mario Porfírio Souza
A 20 anos atrás a seagate era boa. Meus três últimos HDs que morreram eram Seagate.
João Pedro
Tenho um HD Seagate á mais de vinte anos pode ser simplesmente um defeito de fabricação!
Mario Porfírio Souza
Uso computador a 20 anos pelo menos e nunca tive problemas com WD. E nos últimos anos comprei dois HDs externos um WD Book de 2TB USB3.0 e um Seagate Expansion de 4TB USB3.0, meu WD já está fazendo 3 anos e meu Seagate não durou um ano. http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/39904/39904
João Pedro
Um lixo não vale R$300, Tenho HD Seagate 1TB 5200RPM nunca tive problemas com ele e com nenhum disco da marca, Western Digital ouvi dizer que eles possuem um prazo de validade no caso após terminar esse prazo o HD começa a falhar!
William Ferreira
haja baia, slot e fonte para montar um PC com 10 HD e outros atrelados
Leonardo Rodrigues
Samsung e Seagate SEMPRE deram problemas comigo, os únicos que NUCNA me deram problemas com vendas e tals foram o Western Digital e os Hitachi '-'
Rodrigo Silva Barretos
Bom saber! Nunca arrisquei...
Claypool
Pelo menos o RMA funciona bem, já mandei um Seagate e um Samsung pra Seagate Brazil e me mandaram modelos mais novos de volta. O processo foi relativamente simples.
Claypool
Antes ter 10x 1TB do que 1x 10TB
Rodrigo Silva Barretos
Eu confiava nos HDs da Samsung. Tenho 3 HDs em uma mesma máquina há 8 anos e o trio ainda está funcionando sem nenhum defeito (eu efetuei os testes)... isso até a compra pela Seagate acontecer ¬¬
Mario Porfírio Souza
No caso da concorrência com a Seagate só é bom para eles lançarem um HD do mesmo tamanho ou maior, pq em questão de qualidade não tem nenhuma concorrência, os HDs da Seagate são um lixo.
RamonGonz
tenho que afirmar novamente: concorrência é bom demais para o desenvolvimento dos produtos... Só espero que eles invistam mais nos SSD