Não há trégua no mercado de armazenamento de dados. Depois de a Seagate prometer discos rígidos de altíssima capacidade de armazenamento, chegou a vez da Western Digital, por meio da subsidiária HGST, fazer o mesmo: nesta terça-feira (9), a companhia anunciou seu primeiro HD de 3,5 polegadas com 10 terabytes.

Ao contrário da Seagate, a HGST não foi tão misteriosa no que diz respeito às técnicas empregadas no novo produto. O preenchimento do interior do dispositivo com gás hélio é uma delas.

Graças a esta característica, é possível adicionar mais discos na unidade sem aumentar as suas dimensões físicas. Como o hélio apresenta menor resistência que o ar, os discos podem ficar mais próximos entre si – onde antes havia cinco pratos, agora há até sete. O resultado? Maior capacidade de armazenamento, é óbvio.

HD de 10 TB da Western Digital

Há outro fator que ajuda a explicar os 10 TB do novo HD: o dispositivo utiliza a tecnologia SMR (Shingled Magnetic Recording) que, basicamente, aumenta a densidade dos discos reduzindo o espaço entre as trilhas ao ponto de estas ficarem praticamente empilhadas.

Mas, para equipar seu computador com uma unidade destas, você precisará ter paciência. Primeiro porque o HD ainda está sendo testado. Segundo porque, assim como o HD de 8 TB da Seagate, a novidade da HGST está sendo preparada para atender a data centers, inicialmente.

Ainda não há estimativa de preços, mas a Western Digital afirma que o HD de 10 TB terá o menor custo por gigabyte do mercado.

Também não há previsão de lançamento. O que se sabe é que uma versão de 8 TB será disponibilizada um pouco antes, com boas chances de isso acontecer até o final de 2014.

Com informações: ExtremeTech

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados