Início / Arquivos / Carro /

General Motors planeja lançar em 2016 carros que se comunicam entre si para evitar acidentes

Paulo Higa

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A General Motors planeja lançar, dentro de dois anos, os primeiros carros da empresa capazes de se comunicarem entre si por meio de uma conexão sem fio. Os veículos poderão trocar informações para evitar acidentes, como batidas, e trafegar sozinhos pelas ruas, uma ideia parecida com a do carro autônomo do Google.

Segundo a CNET, o V2V (veículo para veículo) funcionará com uma variação da especificação 802.11 usada hoje no Wi-Fi seu smartphone ou notebook — mas para conectar carros. Os automóveis compartilharão dados de posição e velocidade dez vezes por segundo, logo, se um carro frear bruscamente, o automóvel que estiver chegando atrás saberá do fato e usará a informação para evitar uma batida.

Cadillac CTS lançado em 2016 será o primeiro carro a receber tecnologia V2V

Cadillac CTS lançado em 2016 será o primeiro carro a receber tecnologia V2V

Outra tecnologia, o Super Cruise, permitirá que os carros ajustem a velocidade e andem, pelo menos temporariamente, sem o auxílio de um humano. Mas o motorista deverá ficar sempre atento. Enquanto o carro do Google chegou a dispensar o volante e os pedais, o automóvel da GM ainda exigirá interações frequentes — tanto é que a GM chama seu sistema de “direção semiautomática”.

As novidades chegarão aos automóveis mais completos da empresa e deverão ser gradualmente levadas aos mais populares. A ideia é implantar o sistema V2V nos carros da Cadillac, marca de luxo da GM, mais especificamente em um modelo 2017 do Cadillac CTS. O Super Cruise será lançado na mesma época, mas a GM ainda não revelou o modelo no qual a tecnologia estará presente.