A surpresa da semana não é nenhum grande lançamento na IFA 2014, mas sim uma ação judicial movida pela Nvidia. A companhia acusa Qualcomm e Samsung de estarem infringindo sete de suas patentes de GPU. O desdobramento desta disputa pode levar à suspensão das vendas de vários produtos da companhia coreana.

As patentes estão associadas a técnicas de iluminação, programmable shading, shaders unificados e processamento paralelo via chip gráfico. “Nossas invenções de GPU patenteadas agregam valor significativo aos dispositivos móveis e a Samsung e a Qualcomm decidiram usá-las sem a nossa licença.”

Curiosamente, uma das patentes está relacionada à própria invenção da GPU, feito que pertence à Nvidia. De certa forma, é como se a empresa estivesse processando as outras duas por elas estarem imitando a sua criação.

A companhia se refere especificamente aos dispositivos móveis da Samsung que são equipados com processadores da Qualcomm. Entre eles estão os flagships Galaxy S4 e S5, além dos recém-anunciados Galaxy Note Edge e Galaxy Note 4.

O processo também cita chips Samsung Exynos, mas em relação a estes, as supostas infrações estão nos núcleos Mali, da ARM, e PowerVR, da Imagination Technologies.

Jen-Hsun Huang, co-fundador e CEO Da Nvidia

Jen-Hsun Huang, co-fundador e CEO da Nvidia

A Nvidia afirma que, antes de qualquer decisão enérgica, tentou negociar com Qualcomm e Samsung. Como não obteve sucesso, a empresa denunciou ambas à Comissão Internacional de Comércio e abriu um processo no Tribunal Distrital de Delaware, nos Estados Unidos.

Além de indenização (cujo valor não foi revelado), a companhia pede a suspensão das vendas dos produtos da Samsung equipados com os chips citados na ação, medida que visa apenas o mercado norte-americano.

O foco sobre a Samsung causa alguma estranheza. No que se refere a chips gráficos, a companhia apenas licencia tecnologias de outras empresas, portanto, o mais lógico é que ARM e Imagination Technologies fossem processadas, o que não aconteceu, pelo menos não até agora.

No que diz respeito à Qualcomm, o processo pede apenas indenização, mas não a proibição das vendas dos produtos da empresa ou de dispositivos móveis de outras fabricantes equipados com seus chips.

O comunicado da Nvidia sugere que a empresa já fechou acordos com outras companhias. Este ponto explicaria o fato de somente Qualcomm e Samsung estarem sendo processadas.

É possível também que a Nvidia tenha escolhido poucos alvos para evitar custos processuais elevados. Como Qualcomm e Samsung têm grande visibilidade, qualquer vitória sobre elas, mesmo que na forma de acordos, poderia servir de “aviso” para o mercado.

Nenhuma das processadas se manifestou sobre o assunto até o momento. Nos resta agora aguardar o desenrolar da história.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fraga
Ou será que ela quer que a Samsung também use sua GPU?
Keaton
Teoria da conspiração: o iPhone 6 ou 7 terá GPU nvidia. :p
Vitor
Não cara. É como se alguém tivesse patenteado o automóvel como conhecemos. 4 rodas, portas nas laterais... e assim ninguém mais pudesse fazer um carro assim. Entende? É um absurdo. Aliás, isso aconteceu. E graças ao Henry Ford isso não existe mais.
Roberto Paes
A vantagem aparente de compartilhar as pipelines é somar mais linhas de montagem, deixando os cálculos muito mais rápidos. A ATI afirma que essa estrutura unificada dos shaders permite 48 bilhões de operações por segundo. O Xbox 360 é o primeiro dispositivo a usar esse tipo de estrutura. É dela a patente ? LOL
Roberto Paes
está defecando pela boca pesquise sobre a primeira GPU com shader unificado, e v se é da Nvidia !
Roberto Paes
A primeira GPU com shader unificado foi a XENOS do XBOX 360, da ATI/AMD e ela dizendo que é dela ? HAHAHAHA piada...
Caio Oliva
Mas, Burnerman. O que ela inventou, como expliquei anteriormente, não inviabiliza o uso do pc. E se Ford tivesse patenteado um Faról que só iluminasse o chão, mesmo se o carro balançasse/inclinasse. Isso existe e tem patente. Não foi inviabilizado o uso de faróis e nem do carro. Ao contrário, a invenção melhorou o uso de faróis em carros com xenon, na estrada, por exemplo. A gpu é a mesmíssima coisa, não concorda ?
Burnerman_X
Achei um comentário excelente em outro site: "Esse processo seria tipo a Ford processando todas as montadoras de automóveis por copiar o carro dela"
Caio Oliva
Sim, cara. Se ela inventou e patentou, está no direito dela. Os outros que inventem outras maneiras de onboard, placa de vídeo comum ou outros meios. Ela não patenteou a água ou o ar. Não inviabiliza o uso caso não queria usar a tecnologia dela, entendeu ?
Burnerman_X
Esse processo é absurdo... é como se todo mundo tivesse que pagar royalties por usar o termo GPU. Ou seja, seria como se a nVidia tivesse criado o gpu e todos tivessem que pagar royalties pra ela por isso.
Burnerman_X
nVidia sendo suja como sempre. Somente.
Caio Oliva
É isso aí !!! Fez fora do pinico tem que repreender ! Tem que processar todos os safados que só pensam em copiar e nunca inovar. E a Dona Samsung é especialista em copiar, não importa a área. Desde a época dos roubos intelectuais e patentes contra CCE, essa empresa suja só faz o que quer. Agora foi tentar copiar uma empresa grande como a Apple e começou a tomar processos nas costas e as outras criaram coragem para fazer o mesmo. Aplaudo de pé !