Categoria ‘explícita’ aparece para desenvolvedores da iTunes AppStore [e some logo depois]

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Essa semana a Apple excluiu mais de 5 mil aplicativos da iTunes AppStore que a empresa determinou que teriam ‘conteúdo sexual’. Segundo o diretor de Marketing, Phil Schiller, a remoção foi feita baseada na reclamação de usuários da própria AppStore, muitos deles mulheres. Mas ao fazer isso, a Apple recebeu uma avalanche de críticas e reclamações de ambos os lados: tantos dos usuários de iPhone e iPod Touch quanto dos desenvolvedores que tiveram suas apps retiradas.

Hoje, no entanto, a empresa parece ter resolvido se retirar da posição de censora e deverá abrir novamente as portas da sua loja de aplicativos para os programas indecentes. Ao menos é o que indica a ferramenta de envio de aplicativos na área de desenvolvedores, que passou a ter a categoria “Explicit” dentre as demais.

A nova categoria, no entanto, não aparece ainda na loja de aplicativos. Porém, ao que parece, os usuários das plataformas móveis da Apple poderão novamente usufruir de conteúdo que poderá ser até ainda mais indecente do que os anteriormente disponíveis. Afinal, uma categoria explícita demanda Apps explícitas. Nada de mulheres de biquíni dessa vez.

Ainda que a categoria seja criada e utilizada pelos desenvolvedores, não acho que isso vá melhorar a posição atual da Apple, que continua a usar regras de rejeição absurdamente caóticas e que se contradizem o tempo todo. Mas ao menos é um passo na direção certa. [TUAW]

[Atualização às 18:50]: De acordo com comentários de desenvolvedores nos blogs Gizmodo, Engadget e outros, a categoria Explicit foi retirada da ferramenta de envio de aplicativos. Da mesma maneira que apareceu, a categoria sumiu: sem explicação nenhuma por parte da Apple. Mas ao menos foi divertido especular.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados