Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Chrome de 64 bits também chegará ao Mac e promete diminuir o consumo de memória

Chrome de 64 bits também chegará ao Mac e promete diminuir o consumo de memória

Paulo Higa Por

chrome-64-bits-mac

Dias após lançar a versão de 64 bits do Chrome para Windows, o Google anunciou que os usuários de Mac receberão a mesma novidade. O Chrome 38 para OS X, atualmente em estágio beta, foi atualizado nesta semana para se tornar um aplicativo de 64 bits. Segundo o Google, a mudança permitirá que o navegador fique mais rápido e o sistema operacional como um todo consuma menos RAM.

“Mas aplicativos de 64 bits não gastam ainda mais memória?”, pergunta o nobre leitor. A resposta geralmente é positiva, mas nesse caso há um detalhe importante, que o Google explica no blog do Chromium:

“(…) a maioria dos apps em um Mac moderno já é 64 bits. Nos casos onde o Chrome era o último app de 32 bits restante, havia um aumento no tempo de carregamento e consumo de memória porque as cópias de 32 bits de todas as bibliotecas do sistema precisavam ser carregadas para suportar o Chrome. Agora que o Chrome também é um app de 64 bits, esperamos que você perceberá que ele inicia mais rapidamente e o consumo de memória do sistema diminuiu”.

Assim como aconteceu com a versão para Windows, o Chrome para OS X de 64 bits não terá suporte a plugins NPAPI, que já causaram problemas com segurança e travamentos no passado. Você não deverá ter muitos problemas com a mudança; o Google desestimula o desenvolvimento de plugins NPAPI desde 2013 e as principais empresas, incluindo boa parte dos nossos bancos, já se atualizaram.

Se você quiser testar o Chrome de 64 bits no Mac, baixe a versão beta nesta página. Pelo cronograma tradicional de lançamentos do Chrome, é provável que a versão final chegue a todos os usuários em seis semanas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

brazlocateli
Quem sabe assim ele fica usável.
lordtux
Assim espero, mas queria que eles testassem o chrome num macbook white mid 2009 com somente 2gb de ram para eles verem que é praticamente impossível usar o chrome com poucas abas e ainda ter extensões, para mim so melhorou mais depois que fiz um up para 4gb e coloquei um ssd, pq antes disso eu tinha que ficar usando o firefox, outro tambem que deixou de prestar desde a versão 3.5, esse sim era rapido e leve.
Rafael Machado de Souza
valeu por esclarecer. deram tanto foco nisso, mas por algum motivo deixam os usuarios linux de fora, hehehe
Danilo Shiga
desde 2009 http://googlechromereleases.blogspot.com.br/2009/08/dev-channel-update-linux-true-64-bit.html
Rafael Machado de Souza
a versão linux já é totalmente 64 bits?