seagate_8_tb_manip

A Seagate confirmou nesta terça-feira (26) a produção em larga escala da sua primeira linha de HDs com 8 terabytes de capacidade. Algumas destas unidades haviam sido enviadas para avaliação de clientes corporativos no mês passado. Os testes, pelo jeito, deram bons resultados.

Os novos discos rígidos seguem o tradicional padrão de 3,5 polegadas e são baseados na interface SATA de 6 Gb/s. A Seagate também chama atenção para o uso de componentes que consomem menos energia, embora não tenha especificado quais.

Mas o mistério mesmo está na tecnologia usada para possibilitar tamanha capacidade de armazenamento. Em seu comunicado, a empresa não faz qualquer menção a ela e, nos contatos de imprensa, se nega a comentar o assunto.

Há quem acredite que o “segredo” é a técnica HAMR (Heat-Assisted Magnetic Recording). Nela, um feixe de laser com comprimento de onda muito pequeno é usado no cabeçote de gravação, possibilitando a inserção de mais dados no disco sem aumentar as suas dimensões físicas.

Outra hipótese – tida como a mais provável – é o uso da tecnologia SMR (Shingled Magnetic Recording), que consegue aumentar a densidade dos discos reduzindo o espaço entre as trilhas ao ponto de estas ficarem praticamente empilhadas.

De acordo com a Seagate, os HDs de 8 TB estarão amplamente disponíveis no próximo trimestre. Fica a torcida para que, quando esta fase chegar, informações sobre a tecnologia implementada tenha sido finalmente liberadas.

A Seagate também não revelou preços. A razão pode ser o público-alvo. Estas unidades estão sendo lançadas para atender principalmente data centers. Como empresas do ramo compram HDs em grandes lotes, o valor da unidade depende de negociação.

Mas a disponibilização de HDs de 8 TB para consumidores finais não deve demorar. No mês passado, a Western Digital lançou novos modelos de 6 TB voltados para este público. A Seagate também possui unidades com esta capacidade, mas superá-las em poucos meses seria uma bela maneira de atingir a rival.

Com informações: Tom’s Hardware

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados