Facebook faz mudanças para acabar com os posts caça-cliques no seu feed de notícias

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas
Você não vai acreditar no que vai acontecer com este post depois desta imagem

O Facebook faz mudanças regularmente no algoritmo do feed de notícias para tentar melhorar a qualidade do conteúdo exibido. Depois de diminuir o peso dos memes e aumentar a quantidade de notícias, o alvo desta vez são os clickbaits, posts que induzem o usuário a clicar em um link para acessar páginas externas, que raramente oferecem conteúdo realmente útil.

Chamadas como “Você não vai acreditar no que aconteceu com esta mulher” ou “Este vídeo vai fazer a sua cabeça explodir” são típicos exemplos de posts caça-cliques. Eles costumam atrair a atenção porque, como são bastante clicados, tendem a aparecer para mais pessoas, gerando um efeito viral no Facebook. Quem gera esse tipo de conteúdo também acaba se beneficiando com o aumento de receitas publicitárias.

Mas é claro que as pessoas não clicam nesse tipo de conteúdo porque gostam: de acordo com a pesquisa do Facebook, em 80% do tempo os usuários “preferem chamadas que os ajudam a decidir se querem ler o artigo inteiro antes de clicar no link”.

Para determinar se um post é caça-cliques ou não, o Facebook vai analisar alguns fatores, como o tempo gasto para ler o conteúdo. Se uma pessoa clicar no link e imediatamente voltar para o Facebook, isso provavelmente significa que ela não encontrou o que queria — e, portanto, é provável que este seja um clickbait. Caso isso aconteça com frequência, o post terá menos peso no feed de notícias.

Outro ponto a ser considerado pelo Facebook é a interação com o conteúdo. A ideia da rede social é que, se muitas pessoas clicaram em um link, mas poucas curtiram ou compartilharam o post com seus amigos, provavelmente o conteúdo não é muito importante.

De acordo com o Facebook, um pequeno número de páginas que publicam frequentemente conteúdo caça-cliques irá perceber uma queda no alcance dos posts “nos próximos meses”. A sociedade agradece.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados