Início » Arquivos » Comportamento » Mini documentário discute se robôs tornarão a humanidade obsoleta para trabalhar

Mini documentário discute se robôs tornarão a humanidade obsoleta para trabalhar

Avatar Por

Vira e mexe surge alguma novidade tecnológica que nos faz perguntar se o fim do mundo como conhecemos está próximo e se a dominação das máquinas está virando a esquina – quem não fica assustado ao ver os robôs da Boston Dynamics ou a evolução da inteligência artificial? Até Stephen Hawking disse, recentemente, que deveríamos temer as máquinas que pensam, mais ou menos na época que um computador passou pelo teste de Turing – ou seja, enganou humanos.

Tudo isso faz pensar se, num futuro cada vez mais próximo, elas irão realmente nos dominar substituir. É sobre isso que fala o mini doc Humans Need Not Apply, que está no ar desde a semana passada e tem levantado sobrancelhas pela internet afora.

Durante os 15 minutos de vídeo, é traçado um raciocínio que fala sobre as mudanças que a tecnologia causou nas profissões ao longo dos anos e qual deve ser a próxima. Os robôs já substituíram o trabalho braçal de humanos e animais, se mostrando uma alternativa mais barata e eficiente; o próximo passo – que já está acontecendo – é substituir o trabalho “mental”, isto é, desempenhar funções que demandem análise, por exemplo, de maneira mais rápida e com custo menor.

Com o desenvolvimento da inteligência artificial, não espere que sua criatividade lhe garanta um emprego. Primeiro, porque empregos que exigem criatividade são bem poucos. E, segundo, porque os robôs vão chegar lá também.

Apesar do tom alarmista, é bom assistir o mini doc sem desligar o cérebro; as previsões que ele faz não necessariamente serão tão horríveis. Por exemplo, a taxa de desemprego mundial que ele coloca não deverá assolar o planeta inteiro ao mesmo tempo. E sabemos bem da capacidade humana de criar novas oportunidades diante das dificuldades. Ou seja, sem pânico, pelo menos por enquanto; vamos ter que aguardar para ver.

Ainda assim, vale a pena assistir para ter um novo ponto de vista sobre o assunto. Conhecimento, afinal, nunca é o bastante – e pode ser o que vai manter você na sua mesa de trabalho, e não um robô:

Com informações: Update Or Die

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Danillo Nunes
Sim, tornarão. Muito obrigado e até a próxima.
Pablo Alfonso
Tipo em Transcendence, quando o supercomputador (baseado em milhares de CPU quânticas) começa a fazer descobertas científicas numa velocidade que a humanidade levaria 100x mais tempo para fazer. Eu só espero já ter sido cremado quando este tempo chegar...