Google recebe um milhão de pedidos de remoção de links por dia

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 3 semanas

O combate à pirataria pode te irritar quando tira seus vídeos do YouTube do ar, mas dá bem mais trabalho para o Google. Segundo o TorrentFreak, a empresa recebe, atualmente, um milhão de pedidos por dia para remover conteúdo que utiliza a obra de terceiros.

Se trata de um novo recorde, que bate o antigo em somente uma semana: foram 7,8 milhões de pedidos na semana passada, 10% a mais que a anterior, que havia sido o pico.

Para ter uma noção de como os pedidos de remoção de links aumentaram nos últimos anos, em 2008 havia um a cada seis dias – o que tornava bem fácil o trabalho de análise do conteúdo e das leis infringidas antes de remover. Agora, é um a cada 8ms.

O gráfico mostra o aumento nos pedidos de remoção entre 2012 e 2013
O gráfico mostra o aumento nos pedidos de remoção entre 2012 e 2014

O resultado desse gigante aumento é que o filtro do Google para remover links precisou ser automatizado e, como as máquinas ainda não dominaram o homem, não é tão preciso e acaba retirando do ar links que são reportados erroneamente – não é de hoje que se fala em abuso nos pedidos de remoção.

Enquanto o Google garante que faz o que pode para analisar e remover os links, obviamente não é o suficiente e profissionais da indústria afirmam que poderia ser feito mais. A RIAA (Associação da Indústria Fonográfica dos EUA, em tradução livre), por exemplo, faz a radical sugestão de que domínios inteiros sejam removidos para começar a controlar a quantidade de links reportados.

A questão já foi levada para o judiciário americano e está sendo analisada por todos os interessados, incluindo até provedores de internet, para chegar à conclusão de como lidar com ela de maneira efetiva. Até lá, o Google precisa se virar para otimizar a análise e remoção de links, e o quanto antes, já que o número de links reportados não tem a menor chance de diminuir.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados