Talvez você tenha visto, nos últimos dias, figurões da tecnologia derrubando por vontade própria baldes de água gelada em suas cabeças pela internet. Se trata do Ice Bucket Challenge, no qual eles, após passarem por esse desconfortável momento, desafiam três outras “personalidades da mídia” a fazerem o mesmo.

A corrente tem cara de Orkut, mas existe por uma boa causa: ela surgiu para angariar fundos para a pesquisa da esclerose amiotrófica lateral, doença degenerativa incurável que você provavelmente já ouviu falar: o cientista Stephen Hawking é um dos portadores dela.

De acordo com as regras do desafio, ao ser indicado, é necessário jogar um balde gelado de água na cabeça ou doar 100 dólares para a ALS Association. Claro que, para todas as celebridades que toparam, 100 dólares é uma quantia ínfima, mas é aí que entra o poder de divulgação e viralização delas para fazer com que mais gente doe. E parece ter funcionado, já que, entre o dia 29 de junho e o dia 12 de agosto, 4 milhões de dólares foram doados à associação. No mesmo período, no ano anterior, foi 1,12 milhão de dólares.

A lista de celebridades que já participaram é enorme e, entre cantores, esportistas, rappers e apresentadores, surgiram alguns nomes conhecidos do nosso ramo. Os CEOs de empresas de tecnologia acabaram caindo na roda e a lista foi aumentando, com indicações entre eles.

Entre os nomes que já receberam o balde de água na cabeça estão Tim Cook, da Apple, Mark Zuckerberg, do Facebook, Satya Nadella, da Microsoft, Dick Costolo, do Twitter, Reed Hastings, do Netflix, Larry Page, do Google, e Bill Gates, fundador da Microsoft.

O vídeo de Gates foi lançado nesta tarde e, até agora, foi o mais criativo de todos:

No fim, ele desafia Elon Musk, do PayPal, Chris Anderson, curador do TED, e o apresentador Ryan Seacrest para doarem os 100 dólares ou levarem um banho de balde de água gelada.

Alguns dos nomes que já foram desafiados não chegaram nem a se manifestar, como Jeff Bezos, da Amazon, e Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook. Por outro lado, já houve quem se recusou a levar o balde, mas fez a doação: o presidente Barack Obama.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel_Queiroz
Eu sei, mas só interpretei no sentido literal da proposta.
Gutenberg Carlos
Larry Page já fez.
Gutenberg Carlos
Não foi citado acima, mas, li que a pessoa poderia doar os 100, e tomar o banho. Acho que foi isso que fizeram.
Leonardo Vieira
Só queria entender se o balde de gelo tem alguma relação com a doença. Tipo, uma das sensações de quem tem a doença é tremer como se estivesse com muito frio? Ou o balde de gelo não tem nenhuma relação?
Fabio Schunig
E ninguém desafiou o Stephen Hawking ainda? Seria épico! =D
Kazz
Uma celebridade dessas fazendo um vídeo "pagando mico" gera muito mais buzz e acaba divulgando muito mais a causa, o que traz mais doações indiretamente. Além disso, a maioria dos famosos que fizeram o desafio também doaram quantias (muito maiores que os $100 pedidos caso não o fizessem).
Vitor Mikaelson
Nem ele gosta da Segoe. kkkkkkkkk
Jayme Prado
Comic Sans no video de Bill Gates hahah
Alisson Silva
Bill Gates é o maior nome da lista, mas ele não surpreende mais, já tem muitos vídeos dele pagando mico, principalmente ao lado de Steve Ballmer. Pra ele um balde de água na cabeça nem desafio deve ser.
Igor
Como assim o Bezos não se manifestou? Ele aceitou o desafio http://www.theverge.com/2014/8/15/6006963/jeff-bezos-gets-soaked-dares-star-trek-stars-in-ice-bucket-challenge
Denis Padua
É questão de divulgação.
Gabriel_Queiroz
Mas se a pessoa tomou um banho de agua fria quer dizer que ela foi mesquinha e não quis ajudar?
Erick Muniz
Tim Cook tmb participou https://www.youtube.com/watch?v=uk-JADHkHlI
RamonGonz
Bilzão mitou hahaha
Denis Padua
Larry Page já fez http://www.theverge.com/2014/8/15/6004099/25-best-ceo-celebrity-ice-bucket-challenge-videos-als-charity
Exibir mais comentários