Início » Arquivos » Internet » Suposta experiência do Google mostra Hangouts com nova interface e “chat heads”

Suposta experiência do Google mostra Hangouts com nova interface e “chat heads”

Emerson Alecrim Por

Florian Kiersch é um estudante alemão que descobriu alguns projetos “secretos” do Google meses atrás, como o Stars. Nesta semana, o jovem revelou o que pode ser mais um deles: um redesenho quase completo do Hangouts que a empresa estaria chamando internamente de UltraViolet.

Há pouquíssimos detalhes sobre o projeto, mas as imagens capturadas do UltraViolet mostram um Hangouts com interface ligeiramente modificada na lista de contatos, ainda que a janela de bate-papo pouco tenha mudado.

UltraViolet

A novidade mais notável, no entanto, são as “cabeças flutuantes” das pessoas com as quais o usuário está conversando. Sim, trata-se de um recurso bastante parecido com as “chat heads” do Facebook Messenger.

A funcionalidade permite à pessoa alternar rapidamente entre as conversas em andamento e responder mensagens a partir de uma pequena janela que se abre sobre o aplicativo que estiver em execução. A ideia é que o usuário não tenha que interromper totalmente o que está fazendo para acessar o chat.

De acordo com Kiersch, esta experiência depende de uma extensão do Chrome para funcionar e, como é típico de projetos em desenvolvimento, ainda apresenta vários bugs.

UltraViolet - chat heads

Como o Google não soltou uma palavra sequer sobre o assunto, não está claro se a interface UltraViolet vai mesmo ser implementada, tampouco se ela também será destinada aos aplicativos móveis do Hangouts.

Mas as chances de a ideia ser levada adiante são grandes. O Facebook está determinado a dominar o segmento de mensagens instantâneas (mesmo que tenha que fazê-lo à força) e o Google precisa reagir de uma forma ou outra. Neste sentido, além da interface renovada, dá até para esperar por novas funcionalidades.

Com informações: Android Police

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carlos Santos
Eu já tinha visto esta funcionalidade criada por um programador independente, mas acho que era para o empathy (linux), penso que eles poderão estar a usar o mesmo conceito. E sem dúvida muitas das coisas que os smartphones têm, que já deveria estar implementado no SO para computador. Esse é um deles, entre muitos mais.
Rafael Machado de Souza
foi a primeira coisa que desativei. alias, pra mim a unica notificação que aparece é na barra superior.
Juan Lourenço
Não uso chat heads no celular pq não gosto de coisas a toa no meio da tela, mas no PC até que parece fazer mais sentido, o espaço ocupado seria menor...