Início / Arquivos / Celular /

Microsoft também faz aparelhos baratos: Nokia 130 é o celular de 19 euros

Paulo Higa

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

nokia-130

A reestruturação na Microsoft está matando os celulares Nokia X e Asha, que deixarão uma lacuna preenchida por Windows Phones de baixíssimo custo. Mas, como não dá para levar um sistema operacional completo a um patamar de preço tão baixo, a Microsoft anunciou hoje o Nokia 130, um celular extremamente simples com preço sugerido de apenas 19 euros (algo em torno de 58 reais, sem impostos).

O Nokia 130 combina com a antiga proposta da Nokia de levar os celulares para o “próximo bilhão de pessoas”. Nem todo mundo precisa, quer ou pode comprar um smartphone, afinal. E o aparelho não faz nada muito excepcional: é baseado na plataforma Series 30+ (nada de aplicativos avançados), possui tela de apenas 1,8 polegada (160×120 pixels) e se conecta somente a redes GSM.

Para um celular tão básico, a Microsoft foca no fator multimídia: afirma que o aparelho pode armazenar até 6 mil músicas no cartão de memória e reproduzi-las por até 46 horas ininterruptas. A bateria de 1.020 mAh aguenta o Nokia 130 por até 36 dias de uso em espera (!). Apesar de tanta propaganda com base em música, o Bluetooth integrado só serve para compartilhar arquivos — não suporta transmissão de áudio.

Ah, eu disse “Nokia”? Tem lanterninha também.

Também disponível na versão com entrada para dois SIM cards, o Nokia 130 será lançado neste trimestre, nas cores preta, branca e vermelha. A Microsoft ainda não confirmou quais regiões receberão o aparelho — mas é seguro afirmar que o mercado brasileiro ainda tem potencial para vender esse tipo de celular.