Se você morar no Canadá e encontrar um robozinho simpático e sorridenteparado ao lado da estrada pedindo carona, dê. É o hitchBOT, um experimento criado por David Harris Smith, da Universidade Ryerson, e Frauke Zeller, da Universidade McMaster, que irá cruzar o país só de carona em carona.

10547013_489109714557697_8860795199584261214_o

O conceito do hitchBOT foi criado em 2013, mas ele só começou seu passeio no final do mês passado, no dia 27, na cidade de Halifax. Ele deve percorrer 6 mil quilômetros até chegar à cidade de Victoria. Não há uma data para que isso ocorra, já que o hitchBOT depende das caronas que arrumar.

Também é delas que depende o estado que o robô chegará. Espera-se que os canadenses, com sua fama mundial de cordialidade, o tratem muito bem, batam um papo com ele e tenham uma convivência amigável no percurso. Mas, caso seja maltratado, jogado em algum lugar ou qualquer imprevisto ocorra, os pesquisadores podem encontrá-lo graças à conexão 3G e GPS embarcados.

O hitchBOT consegue conversar com os motoristas sobre diversos assuntos utilizando reconhecimento de voz, inteligência artificial e APIs da Wikipedia. Ele responde perguntas sobre si mesmo, sua família e sua jornada pelo país e ainda consegue interagir nas redes sociais, postando tuítes e tirando fotos.

A energia do robô vem de paineis solares, que recarregam enquanto ele espera a próxima carona. Seu rosto, que denuncia seus sentimentos, é composto por um painel de LEDs e ele tem braços e pernas feitos daqueles espaguetes de piscina. Não é exatamente bonito, mas parece bem simpático.

A intenção do experimento é criar uma discussão sobre a interação e as relações entre humanos e robôs, analisando se um pode (ou pelo menos está disposto a) confiar no outro.

Para acompanhar a jornada do hitchBOT, basta segui-lo nas redes sociais: ele tem Twitter, Facebook e Instagram.

Com informações: IFLScience

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Junior Camargo
O pessoal nos comentários subestimam a cordialidade dos brasileiros... Eu ainda acredito! Se pintar um hitchBOT por aqui será muito bem-vindo hehe!
Antônio Reis
Infelizmente, tenho que concordar com todos os comentários desta postagem sobre o hitchBOT no Brasil. :(
Keaton
No Brasil já teriam tirado o 3G e GPS e levado para casa como souvenir...
Geraldo Lopes
. No Brasil seria sequestrado e pediriam resgate... .
Leon
Canada <3
Ibraim
No Brasil seria desmanchado e venderiam as peças.