Você ainda possui um smartphone com Windows Phone 7? Se sim, terá que contar com um importante aplicativo a menos. A Microsoft anunciou, na página de suporte do Skype, que a versão específica para a plataforma está sendo descontinuada. O aplicativo já foi removido da Windows Phone Store, mas ainda é possível usá-lo normalmente. Por enquanto.

skype-wp7

O motivo da decisão, segundo a Microsoft, é que usar a nova versão do Skype é a única maneira de garantir a melhor experiência para todo mundo, com maior confiabilidade, qualidade e segurança. “Para que todos possam se beneficiar das últimas melhorias do Skype, às vezes nós descontinuamos versões mais antigas do Skype em todas as plataformas, incluindo dispositivos móveis”.

Pelo visto, para a Microsoft (e não só para ela), não faz mais sentido gastar dinheiro desenvolvendo para Windows Phone 7. Os últimos aparelhos com a versão antiga do Windows Phone de fábrica foram lançados em meados de 2012. Como houve alterações internas profundas, inclusive no kernel, a atualização para o Windows Phone 8 não chegou a esses smartphones.

Por enquanto, quem já instalou o Skype no Windows Phone 7 poderá continuar usando o aplicativo, mas a Microsoft avisa que “nas próximas semanas” não será mais possível fazer login no Skype antigo — a solução, se você faz questão do Skype, é comprar outro aparelho, agora com Windows Phone 8. A empresa também recomenda que, se você assinou algum serviço, cancele-o para evitar ser cobrado.

Dica do Joel Nascimento Jr. no Twitter. Obrigado!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno
O correto mesmo seria fazer uma versão mais simples e outra mais sofisticada. Acho falta de respeito com o usuário final. Por isso o WhatsApp é tão popular.
emanueu
Não tenho o que reclamar da interface dele não, mas talvez seja porque não tenho lá tantos contatos. Os chats e pessoas com quem converso tão sempre ali acessíveis na lista de recentes, nunca tive nem necessidade de colocar alguém em favoritos para facilitar o alcance. A interface de chat eu acho perfeita. O problema é falhar ou demorar em entregar mensagens, falta de suporte para mensagens offline, sincronização porca com outros dispositivos, lentidão na transferência de arquivos. O mais bizarro é pensar que as versões mais modernas são ainda piores em todos esses aspectos.
Rômulo Passos
Assistam a esse vídeo e entendam por que a Microsoft tomou essa decisão :) https://www.youtube.com/watch?v=o0k7UhDpOAo
Felipe Silva

Será que microsoft não aprendeu com os erros no inicio do X-One? Sei que é outra área, mas cade as lições aprendidas? Não se deve forçar o seu publico alvo a fazer algo que eles não queiram. Tem jeitos melhores de induzir eles a comprarem um aparelho com WP8, faz um app melhor, com recursos melhores para WP8.

Richard Ferraz
Exato! Quando o Msn morreu eu fiquei usando o Trillian por um tempo mas infelizmente o suporte a Skype nele era meio limitado e bugado; e recentemente o Skypekit foi enterrado também (logo nada de Skype no Trillian daqui a pouco).... aí é osso! Skype no Linux é feio mesmo, pior que no Windows até. Pra mim Skype para desktop só é bonito no Mac ou na versão Metro no Windows 8 (essa última é bonita, mas peca em funcionalidade, infelizmente).
Nilberto Melo
Quem ainda usa Windows Phone 7 são pessoas que nem sentirão falta do app. Quem é ligada em tecnologia ou gosta de utilizar tudo que um bom smartphone tem a oferecer, já está com o WP 8, ou alguma versão mais recente de outros sistemas. Até há 1 ano e meio atrás, eu ainda tinha um Nokia E5-00, e com o crescimento do Android, vi que o limitado Symbian e seus aplicativos não me atendiam mais (mesmo com Whatsapp, Gravity - excelente cliente de Twitter - e etc). Foi aí que comprei um celular mais recente, porque era mais do que óbvio que aquele não tinha mais futuro.
Bruno Fai
Eu tinha um HTC Surround (comprado no fim de 2011) que ainda funciona blz, mas, depois de dois anos com ele, mesmo funcionando, o troquei por um Lumia 1020 (no fim de 2013 e agora, espero que me atenda bem, pelo menos, até o fim de 2015). uma vida util de 2 anos é mais que suficiente (tanto de hardware quanto de software), considerando que, qualquer WP de entrada (um Lumia 520 mesmo) já é mais potente que esse HTC que eu ainda mantenho (e dá pra tirar a partir de 360 reais). Um IPhone, historicamente, é praticamente um investimento. Assim como alguns Androids, é de esperar que não se torne obsoleto tão rápido (e vamos combinar que a primeira leva de WP teve poucos celulares com preço alto e, mesmo assim, esse preço caiu bem rápido frente a chegada do WP 8). Eu ficaria possesso também se tivesse investido quase 3000 reais em um celular e, 2 anos depois, ele já não cobre nem metade das minhas necessidades. Enfim, não acho que seja a tempestade que estão levantando, uma que um "leigo" (meu pai, por exemplo, que herdou o meu HTC) muitas vezes, mal sabe usar os recursos basicos de um smartphone, quem dirá Skype no celular (!). Eu mesmo quase não uso Skype no cel, usava uma vez a cada dois meses para fazer uma ligação para um casal de amigos que morava na França (e que voltou pro Brasil). Ainda prefiro usar no tablet ou no Computador de mesa, coma familia (já que é essencialmente para isso que uso). Se for para um uso corporativo, sem preocupação. Empresas trocam constantemente os smarts dos funcionarios segundo as necessidades, atualizações, planos oferecidos, etc. Na era dos pcs era (e ainda é em muitos lugares) assim, não é diferente na era dos smarts. E pessoas Que já são ligados em tecnologia e conhecem tanto, consomem tanto... o que estão fazendo com WP7.x ainda??? rs
aestvam
Sem falar na possibilidade que tinha, de usar outros programas para atender as mesmas necessidades (como o amsn). As vezes gosto de usar um sistema Linux chamado elementary OS. E fico muito sem ter o que fazer lá quando o assunto é o Skype. Um péssimo design combinado com uma má funcionalidade. Eles nem dão a mínima. Se ainda pudessemos usar outro programa para poder nos conectar, mas não, não dá. E uma coisa engraçada que eu percebi (mas que também pode ser questão de gosto), é que o Skype para OS X é um pouco melhor do que o Skype do Windows. Ele é mais limpo e eu gostei do design.
aestvam
Bom, eu conheci uma pessoa que usa (ou usava, pois faz um tempo que não nos falamos) ainda, o primeiro iPhone lançado. E ele conseguia fazer a grande maioria das coisas que eu faço normalmente no meu modelo 4S. Com excessão mesmo de jogos e de alguns aplicativos mais novos. O Skype no caso, tem. Mesmo não havendo mais o devido suporte, a pessoa ainda tem escolhas, e não está tão à deriva, quanto um usuário do WP7 no momento, sabendo que ele não vai poder mais usar um aplicativo pois seu sistema operacional não será mais suportado. Se eles ainda tivessem deixado, uma versão mais antiga para seus usuários, seria outra coisa. Mas, infelizmente o dinheiro fala mais alto para a MIcrosoft. E parece que o dito que "O cliente tem sempre razão" mudou-se para "Nós temos a razão". O que eu acho realmente, é que o sistema Android pode comemorar. Pois as pessoas que procurarem por um celular de baixo custo, agora irão pensar duas vezes antes de comprar um celular com Windows Phone. Quais outras surpresas elas poderão ter? Não me entenda mal, eu gosto da MIcrosoft. Eu sou "amigo" de todos os sistemas operacionais existentes pois acho o máximo e tenho muita curiosidade em cada um deles. Não tenho nenhum realmente favorito. Mas, eu preciso me informar. Até para poder dar uma recomendação honesta. Se alguém me perguntasse no momento, eu diria um modelo com Android.
David Diniz
Que escolhas um usuário de iOS tem? O que eu sei é que a cada atualização do iOS eles vão capando e deixando a FW mais pesada até pararem de dar suporte.
Leandro
A Microsoft visa o lucro, mas não respeitar os usuários pode trazer prejuízo. Eu tinha um Windows Phone 6.5, aí não o atualizaram para o Windows Phone 7 mas como eu gostei do WP7 eu depois comprei um Omnia W com Windows Phone 7.5. Então lançaram o WP8 e não atualizaram os aparelhos com WP7. O que eu fiz? Comprei um iPhone. Posso voltar pro Windows Phone? Talvez, mas só quando ele estiver no mesmo nível que o Android está atualmente. Enquanto isso é um usuário a menos pro sistema.
Caio Alexandre
Só risos.
Gabriel
Acho que é mais fácil mudar para iOS ou Android mesmo, eles não consideram um smartphone de 2012 obsoleto a ponto de não suportar com aplicativos próprios. Inclusive, o Google tenta suportar aparelhos antigos utilizando a plataforma Google Apps. Já que você gosta de tanto capitalismo: os concorrentes estão me oferecendo um suporte mais duradouro, logo meu dinheiro está sendo melhor aproveitado.
LekyChan
Correção, ele não avisa quando da erro né, o iOS fica de bico calado quando tem algum erro
mhenriquecd
O pior é que ainda a no mercado smartphones com WP 7.x
Exibir mais comentários