Início » Arquivos » Brasil » Vivo oferece R$ 20 bilhões pela GVT

Vivo oferece R$ 20 bilhões pela GVT

Oferta acirra a disputa com a TIM Brasil

Lucas Braga Por

A espanhola Telefónica, dona da Vivo no Brasil, fez uma proposta bilionária para comprar a operadora GVT, que atualmente pertence ao grupo francês Vivendi. O negócio está avaliado em 20,1 bilhões de reais – com 11,9 bilhões de reais em dinheiro e o restante em ações da nova companhia.

São necessárias aprovações das entidades regulatórias (a Anatel e o Cade, por exemplo). Isso não deve ser um problema, uma vez que a Vivo só concorre com a GVT no estado de São Paulo, onde a atuação da operadora francesa é bem recente e sem uma base considerável de clientes.

Apesar de negar que a GVT está à venda, não é de hoje que a Vivendi quer vender a operadora. Em 2013, o grupo enfrentava uma forte crise financeira, e estabeleceu o preço mínimo de venda a 7 bilhões de euros (aproximadamente 21 bilhões de reais). A DirecTV, dona da Sky no Brasil, ofereceu 6 bilhões de euros, mas o valor não foi atrativo o suficiente para fechar a venda.

gvt-fachada-hero

Seria apenas uma questão de estratégia?

Comprar a GVT pode ser uma questão de estratégia para a Telefónica. Rumores de mercado dão conta de que a TIM tem interesse em comprar a GVT. Caso a proposta feita hoje seja aceita, a Telefónica impede a associação de GVT e TIM, que poderia criar um concorrente de peso.

A situação é complicada porque a Telefónica da Espanha ampliou recentemente a participação que detém na Telecom Itália, dona da TIM Brasil, mas teve que se abster de assumir o controle acionário. Questões regulatórias e de concorrência provavelmente obrigariam ela a se desfazer dos negócios da TIM em telefonia celular – afinal, a Telefônica já é dona da Vivo.

É bem verdade que a Telefónica tentou comprar a GVT anteriormente. Em 2009, os espanhóis ofereceram 6,5 bilhões de reais pela empresa, mas foram derrotados pela oferta de 7,2 bilhões da Vivendi.

A oferta está na mesa até o dia 3 de setembro. Nesse meio tempo, pegue seu balde de pipoca, pois daqui pra frente a briga entre Telefónica e Telecom Itália será enorme.

Com informações: Teletime, [2]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ivan Cesar Silva
A NET tem franquia de consumo e não divulgam isso, ou seja, passam para uma velocidade bem menor quando existe muito download no més.
disqus_AP457MToN2
A internet da TIM (Live Tim) é ótima. Tive a de 35 Mbps durante mais de um ano e funcionou muito bem. O único ajuste que precisei fazer foi colocar um roteador, porque o sinal do modem wi-fi é fraco. Infelizmente, me mudei e meu atual prédio não tem cabeamento pra Live Tim, então precisei contratar a NET, que é o dobro do preço :(
Diego F. Duarte
Sinto lhe informar, mas a ATT é chamada por alguns da area de telecom de "Oi americana" não é atoa...
Diego F. Duarte
Já é popular, uma caralhada de gente usa, e um amigo meu tem na empresa e na casa dele, 2 links de 50mbps. O bagulho é br00tal, e não oscila -nunca-!
Diego F. Duarte
Calma galera... Agora "tucanaram" o termo, e não é mais monopolio. Agora é consolidação! Agora tá tudo certo #sqn... E vem mais monopolio por ae. Cadê p CADE e a CVM? Morreram de novo?
Marcos de Paula
Temo que isso aconteça, pois o monopólio só diminui a qualidade dos serviços. Na verdade a proposta foi de 20,1 bilhões e não 21.
Milhouse
Ah entendi, a GVT deixou a qualidade a contento da Vivo e ai e vivo decidiu comprar :)
Allison Barros
Depende do tipo de conta, 10M vc tem limite de 80GB de Download (leia-se tudo o que você acessa, sendo vídeos, fotos, streaming de música, como Spotify, entre outros) e quando esse limite é atingido eles reduzem a velocidade. Já utilizei NET por alguns meses e foram os piores meses da minha vida! Nunca mais volto pra NET, GVT 4EVER kkkkk
Souza Souzas
Essas empresas de telefonia, todas elas tem capital que não são só nacional. A única exigência é que as ações majoritária sejam de capital nacional. E se viesse essa AT&T seria só mais uma...
Souza Souzas
Como é essa limitação? Tenho NET e percebi que uma vez ou outra um filme para, não sei se isso tem a ver?!
Caio Alexandre
Já não basta o câncer que é a Vivo em São Paulo, agora querem espalhar esse câncer pelo país também.
Sandro Sonetti
Por favor nao... sai da vivo pra gvt, fugindo igual cachorro louco
Mauricio FRANÇA
Foi-se o tempo em que as operadoras podiam atender com sinal adequado aos seus pacotes ( que acho mui caro). Teclo um tel. e só dá ocupado, mando sms e só chega bem, bem depois. Ta ficando insuportável. Meus e seus vinte e poucos reais por pacote pra telefonia da Vivo ficar assim... eu assim a ver navios... Já estou a repensar, se é melhor pra toda família mudar de operadora... pois tá complicado... e a GVT com seu Power... Talvez bom negócio, porém sinto-me esquecido,(pois nós somos o principal cliente) só quero que a Telefônica/VIVO fique atenta a minha e sua necessidade e depois sim melhorias de forma Global, afinal somos ou não os clientes principais ??? .
Renan Bolonha
Jura? Saio da GVT sem pensar duas vezes...
Lucio717
Se cair na mão da Sky ou Vivo, fim, GVT é EXCELENTE (aqui em bh) enquanto sky e vivo... sem comentários
Exibir mais comentários