A Receita Federal, órgão ligado ao Ministério da Fazenda, liberou para download o Receitanet 2010, aplicativo que permite que contribuintes enviem a declaração anual do imposto de renda (IRPF). Embora o programa, que atende a Windows, Mac OS e Linux (entre outros sistemas que permitam rodar aplicativos em Java), tenha sido disponibilizado ainda em fevereiro, o envio de declarações só poderá ser feito a partir de 1º março.

Você pode baixar os programas gratuitamente nos links abaixo. Como a procura pela Receitanet costuma ser muito grande, é possível que os servidores da Receita Federal não dêem conta da demanda.

Portanto, tente clicar no primeiro link para ver se o download a partir da Receita funciona. Caso não funcione ou esteja lento, clique no link “mirror do TB” para baixar a versão do aplicativo hospedada nos servidores do Tecnoblog. Mas faça isso com moderação para não tirar o site do ar. 😛

  • Download: Receitanet 2010.02 (mirror do TB)
  • Download: Receitanet 2010.02 Java para Windows (mirror do TB)
  • Download: Receitanet 2010.02 Java para Linux (mirror do TB)
  • Download: Receitanet 2010.02 Java para Mac (mirror do TB)
  • Download: Receitanet 2010.02 Java para outros sistemas operacionais (mirror do TB)

Embora o programa de transmissão de declarações já possa ser baixado, a Receita ainda não liberou o outro aplicativo que – esse sim – permite preencher as declarações, antes que elas sejam encaminhadas para os computadores do órgão por meio da internet.

Imposto de Renda

Pessoas que receberam em 2009 rendimentos tributáveis superiores a R$ 17.215,08 devem fazer a declaração. Aqueles que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte superiores a R$ 40 mil também precisam declarar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

RITA COSTA
gOSTARIA DE oBETER INFORMAÇOES COMO OBTER DECLARAÇAO 2010 POIS NAO ESTOU CONSEGUINDO ACESSAR
antonio
A cada ano que passa fica mais xarope a declaração do IR pessoa física,e até mesmo jurídica. . .será que não é possível descomplicar?Mas que chatice,estamos no Brasil onde a maioria não tem computador?Vocês da Receita não enxergam isto?Vamos descomplicar,é por esta razão que tudo está um verdadeiro caos,e tem milhões de contribuintes sonegando (na minha vizinhança mesmo),ouvi comentários de que dão um nó super esperto na Receita Federal por aqui!O resto da minha incógnita,cabe aos experts da Receita Federal ,levantar as lebres,coelhos e crocodilos!
Rodrigo
Instalei a versão multiplataforma .zip do ReceitaNet e tudo deu certo agora. Bem mais fácil! Abs
Rodrigo
Será que é porque o script está compilado para PPC? Acabei de ar um file no arquivo e ele me retornou: ReceitanetJava2010.02_setup_mac.command: Mach-O executable ppc Meu MacBook é intel....
Rodrigo
Juliana, o mesmo acontece comigo! Fica procurando a máquina virtual por horas... e nada acontece. Se alguém souber como contornar esse problema! Avise-nos!
Thiago Mobilon
É possível! hehehe
Juliana
Instalei o Receitanet para o Mac no site da Receita e entrei com o comando correto no terminal. No entanto, ao tentar executar o programa, o terminal fica "searching for Java Virtual Machine" e nada acontece. Fico horas esperando e o terminal não finaliza. Fica eternamente procurando, procurando.... Alguém teve este problema e conseguiu solucionar? Agradeço a quem puder me ajudar. Caso contrário, terei que achar um Windows pra fazer o IR. Obrigada.
Luiz Claudio Eudes
Pelo jeito o download do programa da receita federal não tirou o servidor do ar, será que as pessoas deixaram pro ultimo minuto? :p
Thiago Mobilon
É uma boa também... Se o server do TB não aguentar, a gente move os arquivos pra lá então... Valeu pela dica! :)
Caio Curvelo
Por que vocês não hospedam num SkyDrive da vida? Se o servidor da receita cair muitos googlers vão acabar vindo pra cá... O resto já imaginam.
Luiz Claudio Eudes
Usuários de Mac que tiverem dificuldade em instalar a versão pro OS X, recomendo que usem a versão JAVA para outros sistemas operacionais que é bem mais fácil de instalar (2 cliques!) http://www.macmaniacos.com/blog/2010/02/dica-fazendo-o-imposto-de-renda-no-mac/