Rumor do dia: como serão os óculos de realidade virtual da Samsung?

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 2 semanas

Há alguns meses ouvimos falar do rumor dos óculos de realidade virtual da Samsung. Segundo eles, os gadgets estão sendo desenvolvidos com hardware próprio, mas em parceria com a Oculus VR para o software.

Quem teve acesso a fontes a par do desenvolvimento primeiro foi o Engadget. Agora, o Sammobile, após supostamente ver o app de gerenciamento do dispositivo, também tem algumas considerações sobre ele.

A primeira é de que o dispositivo de fato existe e se chamará Gear VR. Confirmando rumores, também terá o design modular, segundo o aplicativo: será preciso conectar o seu Galaxy via USB 3.0 para utilizá-lo.

SamsungGearVR-7

Foram baixados três aplicativos ao fazer a configuração inicial. Dois deles, VR Panorama e VR Cinema, não puderam ser testados pelo site, já que necessitam do Gear VR para funcionarem. O outro, HMT Manager, deu algumas dicas de como pode ser o gadget.

Como já havia sido indicado pelas tais fontes, o app menciona um touchpad na lateral que é utilizado para mexer no smartphone, já que a tela fica inacessível ao conectá-la ao Gear VR. Também será possível controlá-lo com comandos de voz graças ao S Voice.

samsung gear vr

Haverá ainda um botão para voltar à tela anterior e, mantendo-o pressionado, a câmera do aparelho será ativada, permitindo que você olhe ao seu redor na vida real sem tirar os óculos -o que é um diferencial em relação aos protótipos de óculos de realidade virtual de outras fabricantes, pelo menos até agora.

No HTM Manager, entre as configurações possíveis, estão a de escolher uma senha para desbloqueio do smartphone com o Gear VR e de colocar um lembrete a cada hora de que o que você está olhando não é real (sempre bom, né?).

Por fim, os screenshots do aplicativo também confirmam um render que o Sammobile havia obtido:

vrmanager_stub_022

Segundo os rumores, a Samsung irá revelar sua aposta para realidade virtual na IFA deste ano, que ocorre entre 5 e 10 de setembro, talvez junto do Galaxy Note 4. Aliás, é possível que o Gear VR só seja compatível com os lançamentos mais recentes da fabricante. Para abrir o leque de utilidades do gadget, a Samsung deve disponibilizar o SDK logo depois da IFA para que os desenvolvedores brinquem com as possibilidades.

Mas não custa lembrar: até o anúncio oficial, é bom ter um pouco de cautela antes de afirmar que ele será exatamente como é dito pelas fontes por aí.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados