Em maio deste ano, o Foursquare anunciou iria se dividir em dois apps, um para recomendações e outro para check-ins. Este último, chamado Swarm, foi lançado nessa mesma época e, além da possibilidade de fazer check-in, também tem um apelo social, permitindo combinar rolês com seus amigos e ver quem está pelas redondezas.

Mas nada de notícias das mudanças no app original, até agora: o Foursquare finalmente revelou como será o novo app que dá nome à empresa.

A mudança começa no logo/ícone do aplicativo. Sai o colorido e majoritariamente azul sinal de “check” para surgir um rosado com um F que parece um marcador de local em um mapa. Essa mudança na identidade visual já indica a principal do app: ele indica lugares. A função de check-in, que ainda pode ser feita no Foursquare hoje, será abandonada no novo app.

new_foursquare_icon_logo

Com tantos apps de recomendação por aí, o Foursquare aposta na personalização para se manter relevante. Isto é, ele indica lugares interessantes na região de acordo com seus gostos – ele pode, por exemplo, destacar em rosa estabelecimentos próximos que tenham sua comida favorita. Também haverá um ranking de lugares mais populares, para saber o que é moda nos arredores no momento.

No preview divulgado pelo The Verge, há um screenshot de um pedaço do app. Ao que parece, ele ficou mais atraente e intuitivo também, com as categorias na parte superior e mais uso de imagens, que deixa tudo mais bonito.

new_foursquare_modules

Caso queira ver o que tem de bom em algum local e aproveitar para fazer o check-in, como você talvez fazia antes no Foursquare, o app te ajuda: haverá um botão para levar o usuário ao Swarm para fazer isso. Os apps também terão listas de amigos separados: você pode manter os mais próximos adicionados no Swarm, deixando com que eles saibam os lugares que frequenta, e seguir pessoas no Foursquare para acompanhar os reviews de lugares postados por eles – uma boa maneira de descobrir novidades com base em gente que tem o gosto parecido com o seu.

E como os usuários têm se adaptado às mudanças até agora? Jeff Glueck, diretor de operações da empresa, diz ao The Verge que as coisas têm ido bem, com cada vez mais gente usando o Swarm para fazer check-in e a busca do Foursquare para encontrar lugares interessantes.

O novo Foursquare será lançado nas próximas semanas.

Receba mais sobre Foursquare na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados