Windows 7 RC iniciará os desligamentos a cada duas horas a partir de 1 de março.

Os usuários que baixaram gratuitamente o Windows 7 RC (Release Candidate, “candidato a lançamento”) no segundo trimestre de 2009 já sabiam — ou pelo menos deveriam saber desde que leram (ou não) o EULA — que ele passaria desligar a cada duas horas em cerca de um ano. Desde domingo (15) a Microsoft está notificando através de e-mails e da barra de tarefas que essa hora se aproxima.

O ciclo de expiração do RC teve início dia 15 de fevereiro com uma notificação na barra de tarefas uma vez por dia e um “Assistente de Notificação” que aparece na tela a cada quatro horas, e depois passa a surgir de hora em hora igual ao resultado parcial da Telesena.

Quem insistir em continuar com o Windows 7 RC terá mais interrupções a partir do dia 1 de março, quando entra em vigor a próxima fase do processo de expiração: as notificações continuam, mas o computador passará a desligar a cada duas horas. E a Microsoft ressalta: “[quando o computador desligar], seu trabalho não será salvo”.

Por fim, no dia 1 de junho, data da expiração, o computador continuará a desligar a cada duas horas sem salvar nada, e além disso o papel-de-parede mudará para um preto sólido com uma mensagem persistente na sua área de trabalho. Notificações periódicas de que não se trata do “Windows genuíno” ficarão aparecendo e o PC não mais conseguirá realizar atualizações ou downloads que exijam uma “validação de Windows genuíno”.

Para evitar todo esse transtorno, a Microsoft recomenda que seja reinstalada uma versão anterior do Windows ou que se mude para o Windows 7 em versão final. Em qualquer um destes casos será necessário fazer a instalação “do zero”, então quaisquer dados que não forem previamente resguardados em um backup serão perdidos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados