O Facebook continua investindo pesado em mobilidade. Depois de comprar o WhatsApp e lançar o Slingshot, a empresa anunciou mais um app móvel, o Mentions. Só que, ao contrário dos anteriores, este, muito provavelmente, você não poderá usar: a ferramenta foi criada para atender somente a celebridades.

Pode parecer uma excentricidade, mas o Mentions tem uma proposta consistente: oferecer recursos para que pessoas muito populares possam interagir com fãs ou seguidores no Facebook sem se perder no meio de inúmeras mensagens ou sem correr o risco de não saber exatamente quais assuntos estão sendo comentados no momento.

Com o Mentions, o usuário pode criar seções de perguntas e respostas em tempo real, postar atualizações, fotos e vídeos, descobrir o que fãs ou seguidores estão dizendo a seu respeito, participar de uma conversa, receber notificações com resumos sobre suas publicações e, claro, acompanhar as postagens de pessoas seguidas.

Para ter acesso ao Mentions, não basta apenas ter um número expressivo de seguidores ou contatos: é necessário que a pessoa tenha um perfil verificado, recurso que é oferecido a personalidades famosas para que elas possam atestar que as suas páginas no Facebook são oficiais.

Facebook Mentions
Facebook Mentions

Apostar neste aplicativo é uma decisão sagaz. Atualmente, artistas, atletas, políticos e afins promovem suas publicações no Facebook a partir de “fan pages”. Mas, para uma interação mais direta de celebridade com fãs, a ferramenta preferida é o Twitter – há pessoas que criam contas neste serviço só para acompanhar seus ídolos.

Com o Mentions, a turma de Mark Zuckerberg tenta mostrar que a sua rede também pode oferecer canais de comunicação mais “pessoais” entre famosos e fãs. Como o Facebook é a maior rede social online da atualidade, é bastante provável que a adesão seja grande.

O único problema é que o Mentions está disponível somente para iOS e perfis verificados oriundos dos Estados Unidos. Mas a empresa já informou que planeja oferecer a ferramenta em outros países em breve. Quanto à disponibilização para outras plataformas, aparentemente, o Facebook acredita que celebridades não usam Android, tampouco Windows Phone.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados