Android tem Google Now, iOS tem Siri, Windows Phone tem Cortana e BlackBerry terá Assistant

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Os três grandes grandes sistemas operacionais móveis já possuem seus assistentes pessoais, e hoje foi o dia da BlackBerry apresentar o BlackBerry Assistant, um dos recursos que estarão presentes no futuro BlackBerry Passport, smartphone com BlackBerry 10.3 que possui tela quadrada e teclado físico. O assistente suporta comandos de voz e melhora à medida que vai sendo usado.

blackberry-assistant

Você pode falar com o BlackBerry Assistant ou digitar o comando manualmente para executar uma ação. É possível fazer buscas nos seus emails e agendas, pedir para o assistente ler a última mensagem recebida, ligar a lanterna, adicionar um lembrete ou listar os assuntos do momento no Twitter. Se você disser algo como “só chamadas telefônicas, por favor”, o smartphone deixará de exibir notificações e só irá alertá-lo quando alguém te ligar.

Não me perturbe, BlackBerry
Não me perturbe, BlackBerry

A BlackBerry ainda não revela muitas informações. Falta explicar, por exemplo, como o BlackBerry Assistant será ativado. A BlackBerry diz que o recurso poderá ser usado sem as mãos, o que é útil quando se está dirigindo (será legal se for como o Moto X, que escuta comandos mesmo com a tela desligada).

Embora não tenhamos nenhum vídeo do BlackBerry Assistant em funcionamento, dá para afirmar que ele terá alguma personalidade, como Siri e Cortana, em vez de ser mais sério e direto, como o Google Now: há alguns “easter eggs divertidos integrados”, de acordo com a empresa.

Também não sabemos se o assistente estará disponível em outros idiomas além do inglês. Mas, se lembrarmos do que aconteceu com os concorrentes, é difícil acreditar que o português do Brasil estará entre as primeiras línguas a serem suportadas.

blackberry-passport

O BlackBerry Assistant virá no BlackBerry Passport, um dos smartphones mais diferentes que já vimos nos últimos tempos. Ele tem uma tela quadrada (!) de 4,5 polegadas com resolução de 1440×1440 pixels, que a BlackBerry afirma ser ideal para navegar na web e visualizar documentos. O aparelho possui ainda um teclado bem interessante, que possui teclas físicas, mas também é sensível ao toque. Dá para fazer gestos para rolar a página, apagar rapidamente uma palavra errada ou mover o cursor, por exemplo.

Ainda não se sabe o preço do BlackBerry Passport, nem as especificações de hardware completas, mas especula-se que ele será um smartphone topo de linha, com 3 GB de RAM, bateria de 3.450 mAh e processador quad-core da Qualcomm. O aparelho, segundo a BlackBerry, será lançado em setembro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados