Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Microsoft avisa: suporte completo ao Windows 7 termina em janeiro de 2015

Microsoft avisa: suporte completo ao Windows 7 termina em janeiro de 2015

Emerson Alecrim Por

Nesta semana, a Microsoft começou a comunicar seus clientes que, no início de 2015, vários de seus produtos terão seus ciclos principais de suporte encerrados. Entre eles, está o Windows 7. Mas, se você não simpatizou com o Windows 8 ou está esperando por seu sucessor para migrar de versão, não se preocupe: não é necessário correr para atualizar a plataforma.

Desde 2002, a Microsoft trabalha, por padrão, com dois ciclos de suporte. O principal, que normalmente dura cinco anos, é aquele em que o software recebe gratuitamente todo tipo de update, incluindo atualizações de segurança, ajustes de desempenho e acréscimo de funcionalidades.

O Windows 7 foi disponibilizado de maneira global em outubro de 2009, o que explica o fim do seu suporte para o início de 2015 – mais precisamente, para 13 de janeiro. Na mesma data, entra em vigor o suporte estendido da plataforma, também com duração estimada em cinco anos: seu encerramento está marcado para 14 de janeiro de 2020.

windows7-box-sp1

Neste segundo ciclo, a Microsoft passará a liberar gratuitamente apenas atualizações de segurança. Outros tipos de update também poderão estar disponíveis, mas de maneira paga e visando atender a clientes corporativos, essencialmente.

Terminado o suporte estendido, o produto deixa de receber atualizações oficiais, ou seja, recebe um “adeus” definitivo. É claro que, dependendo da demanda e de outros fatores, este ciclo pode ser aumentado. O Windows XP, por exemplo, teve o seu suporte estendido encerrado em abril deste ano graças a vários adiamentos, o que o fez “sobreviver” por quase 13 anos.

Além do Windows 7 (considerando toda as suas variações: Enterprise, Home Basic, Home Premium, Ultimate e Starter), o dia 13 de janeiro de 2015 marca o fim do ciclo de suporte de todas as versões do Windows Server 2008 e de produtos da linha Dynamics.

Bem antes disso, já no próximo dia 14, chega ao fim o suporte ao Windows Server 2003, que já estava em ciclo estendido. Em 14 de outubro deste ano, será a vez do Office 2010 e do SharePoint 2010 ficarem sem suporte. Terão acesso ao suporte estendido os usuários destes softwares que instalarem o Service Pack 2.

A Microsoft dá mais detalhes sobre o ciclo de suporte do Windows 7 aqui.

Com informações: CNET

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eliseu Teixeira

eu tb

Marcos

Só não ajuda na educação...

Roberto Silva

Dual Boot ajuda pra caralho

Braz Luiz Riva
Lembrando que tentaram melhorar o Ruindows 8 para 8.1 e ainda continua uma porcaria, eu ainda prefiro o Windows 7, muito melhor.
Lucas Ribeiro
A Microsoft deseja que todos os usuários migrem definitivamente para Windows 8, com isso estão encerrando muitos de seus servições obrigando a migração.
Diogo Gutierre
Arlys Souza o windows xp não durou só 5 anos. Gente menos fanboy e mais cérebro.
Guilherme MacLeod
Arlys Souza , então, como falei, é justamente essa a questão. 5 anos (5 ANOS!!!) e seu sistema operacional que custou uma fortuna (sim, é caro, muito caro, por mais que vc feche os olhos e se negue a ver) não vai receber mais atualizações (seu sistema vai ser deixado de lado, não vai haver pesquisas para melhoria de desempenho, correções de usabilidade, melhorias em geral). Lamber as botas das empresas que fazem isso é ser sem noção.
Arlys Souza
Fabiano Lopes Seu Windows 7 não vai parar de funcionar. Ele vai apenas deixar de receber novos recursos. Ele vai funcionar exatamente da mesma forma que hoje. E vc ainda receberá atualizações de segurança.
Arlys Souza
Guilherme MacLeod Desculpa, o sistema não vai mais receber NOVOS RECURSOS. Comprei o Windows 7 por mais ou menos 300 reais, se eu tivesse usado por 5 anos, daria cerca de 5 reais por mês para utilizar o produto. Não vejo isso como uma FORTUNA. E acho que para Software, 5 anos é uma eternidade. Coisas novas precisam vir.
Fabiano Lopes
Arlys Souza Isso se chama obsolência programada. É estimular o consumo do mais recente produto, forçando a comprar um novo Windows a cada 5 anos. Resumindo, é forçar sim a comprar o Windows 8.
Guilherme MacLeod
Arlys Souza , é justamente essa a questão. 5 anos e seu sistema operacional que custou uma fortuna não vai receber mais atualização.
Arlys Souza
Mesmo a matéria explicando que o suporte de TODAS as versões do Windows dura 5 anos, ainda tem a galera que acha que isso é pra ~vender mais Windows 8~. Gente, menos hate e mais cérebro, por favor.
Cássio Oliveira
Para games, transferência USB 3.0 e etc, o melhor sem dúvida é o Windows 7. Já instalei o 8 várias vezes, instalei driver na mão, depois com driverpacks, transferência USB 3.0 sempre um lixo se comparado com o Windows 7, a performance em games também é bem melhor. Enfim, pena que vai acabar, mas com ele ainda devo ficar. Junto com o dual boot do Ubuntu 14.04 LTS
Yan Gabriel Minário
Fabiano Lopes O Windows XP é a melhor versão já lançada, querem mesmo é fazer descer esse Windows 7 a qualquer custo.
Thiago Marçal Passos
Jacques Braga Szmelcynger Júnior Para Ubuntu Server TEM que ser o LTS, pelo suporte de 5 anos. Mesmo se desatualizar, um dist-uprgrade ainda é possível. O problema é arrumar a casa depois disso.
Exibir mais comentários