O Android L roubou a cena no primeiro dia do Google I/O 2014, mas várias outras novidades foram anunciadas no evento. Uma delas quase passou despercebida: agora, praticamente qualquer aparelho que tenha pelo menos o Android 4.3 e estiver rodando a versão 3.5.14 ou superior do app do Google Search (em português, Pesquisa Google) poderá executar tarefas a partir do comando de voz “Ok, Google”.

Até então, esta funcionalidade – que, como você deve saber, é atrelada ao Google Now – estava disponível de maneira abrangente apenas no Moto X (graças ao chip dedicado que deixa o aparelho sempre à espera de comandos) e em alguns modelos que já rodam o Android KitKat, por exemplo.

Com a novidade, quase qualquer aparelho que tiver o Google Search 3.5.14 ou superior será compatível com o recurso. Não que o Google Now em si já não fosse suportado: é que, com o update, o usuário poderá dizer “Ok, Google” para dar seus comandos a partir de qualquer tela: se você estiver lendo seus e-mails, por exemplo, e falar a frase em questão, o Google Now será ativado imediatamente. O acionamento pode ser feito mesmo se o dispositivo estiver com a tela bloqueada.

"Ok Google" agora em qualquer tela
“Ok Google” agora em qualquer tela

A atualização também sinaliza algumas novidades referentes ao Google Now em si: agora, a ferramenta é oficialmente capaz de “entender” por volta de 50 idiomas, com o usuário podendo definir até sete como os principais para alternar rapidamente entre eles. Apesar disso, o Google ainda não confirmou o acionamento do comando “Ok, Google” em aparelhos configurados em idiomas diferentes do inglês.

Outras novidades incluem um histórico dos comandos falados e, de acordo com o Google, reconhecimento mais preciso da voz do usuário.

A versão 3.5.14 do Google Search foi lançada ontem (25), mas as funcionalidades estão sendo liberadas gradativamente aos usuários, podendo levar semanas para cobrir todas as contas. Assim, se o seu perfil ou dispositivo móvel ainda não recebeu a atualização, só resta esperar. Quando a liberação for feita, provavelmente será necessário acessar as configurações do aplicativo para ativar a funcionalidade.

Atualizado em 27/06/2014 às 17:14

Com informações: Droid Life

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados