android-tv-hero

Depois de apresentar várias melhorias para a próxima versão do Android, o Google anunciou uma nova plataforma voltada para entretenimento. Chamado de Android TV, ele promete trazer conteúdo digital para a TV e deixá-la mais inteligente.

Como o nome já diz, o Android TV traz todo o núcleo do Android por trás da plataforma. Isso significa que é possível instalar aplicativos em uma TV compatível. Como o foco de TV é em entretenimento, todos os recursos são voltados para a mídia, ou seja, é possível comprar e alugar filmes da Play Store diretamente da TV. Também é possível acessar aplicativos de terceiros, como Netflix e Hulu.

android-tv-interface

O controle da TV pode ser feito de várias maneiras: um controle com um D-Pad e um microfone, um joystick completo, um smartphone ou um smartwatch com Android Wear, como foi demonstrado na apresentação.

A obrigatoriedade do microfone é devido às pesquisas inteligentes por voz: ao falar “Ok Google Now, Breaking Bad”, a TV automaticamente apresenta os episódios nos serviços que você tiver instalado na TV (como Netflix), bem como informações da série e de elenco.

Interface de busca do Google TV
Interface de busca do Google TV

Por ser uma plataforma com Android, o Android TV suporta aplicativos e até jogos da Play Store, bastando ter um joystick. Multiplayer também é suportado: foi demonstrada uma partida do jogo NBA Jam entre um dispositivo Android TV e um Samsung Galaxy Tab. Tudo funcionou perfeitamente, mas é válido ressaltar que são gráficos de jogos de celulares – não espere supergráficos encontrados em consoles como PlayStation ou Xbox.

jogos-android-tv

Ao contrário do Chromecast, o Android TV é completamente independente e não precisa de um outro dispositivo para funcionar. Entretanto, caso você utilize com outro dispositivo, fica ainda melhor: o protocolo Google Cast está integrado no Android TV. No final das contas, é como se o Chromecast já estivesse integrado na própria televisão.

Sony e Sharp são os dois parceiros do Google que terão TVs com o Android TV integrados. Se você já possui uma TV, quer o Android TV e não quer comprar uma TV nova, não se desespere: Asus e Razer também são parceiras do Google e farão set-top-boxes compatíveis com a plataforma.

Novidades para o Chromecast

A chave de ouro do Chromecast é o protocolo Google Cast. Depois de enaltecer sobre como o número de aplicativos com suporte ao Chromecast subiu, o Google quer tornar o Google Cast um ecossistema: os apps poderão adicionar um selo e estarão disponíveis neste site.

google-cast-ready

O Google quer que você deixe sua TV ligada por mais tempo. Agora, é possível personalizar as imagens de descanso de tela no Chromecast e adicionar fotos de museus, imagens selecionadas do Google Earth ou mesmo suas fotos pessoais. Com isso, sua TV vira um porta-retrato gigante na sua sala. Outras informações também estarão disponíveis, como previsão do tempo. Tudo para você deixar a TV ligada por mais tempo.

O Chromecast também passa a ser integrado com o Google Now: se você viu alguma obra de arte exibida nos slideshows do Google Cast e quiser saber mais sobre o conteúdo, basta perguntar ao Google Now o que está sendo exibido, e a resposta estará nas suas mãos. Isso também vale para outros conteúdos, como vídeos do YouTube, por exemplo.

Agora, não é mais preciso estar conectado na mesma rede Wi-Fi do Chromecast para fazer transmissão de conteúdo. Você pode deixar um amigo, por exemplo, transmitir um vídeo para a TV da sua casa sem que você precise informar a senha do Wi-Fi para ele. O telefone irá automaticamente identificar os Chromecasts mais próximos de você. Depois de selecionar, basta entrar com o PIN que aparece na televisão que a transmissão iniciará.

nearby-device-chromecast

Por fim, a grande novidade é que em breve será possível espelhar a tela do seu smartphone Android para o Chromecast (!). Entretanto, esse recurso só estará disponível para um seleto número de dispositivos. São eles: HTC One M7, LG G2, G2 Pro, Nexus 4, 5, 7 (2013), 10, Samsung Galaxy Note 3, Galaxy S4 e Galaxy S5. Novos dispositivos terão suporte adicionado em breve.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados