A maior rede social do planeta ficou indisponível hoje por pouco mais de 30 minutos. Os internautas que tentavam acessar o Facebook encontravam a seguinte mensagem: “Desculpe, algo deu errado. Nós estamos trabalhando para corrigir isso o mais rápido possível” (tradução nossa). Trata-se do maior apagão do Facebook em quatro anos. E o mais interessante é que você nem sequer percebeu, pois estava dormindo.

Os serviços do Facebook ficaram indisponíveis a partir das 4h53 (Horário de Brasília), voltando a funcionar somente às 5h24.

“Ah Thás, mas quem se importa?” Bom, hoje em dia o Facebook possui mais de 1 bilhão de cadastros. Além disso, o login social dele é usado para o acesso a uma penca de outros aplicativos e serviços, como o popular app de paquera (!) Tinder.

O efeito aqui no Brasil foi mínimo, mas pode pesquisar pelo assunto na internet: muitas pessoas que estão alguns fusos à frente do nosso reclamaram da situação. A saber: Reino Unido, Holanda, Tailândia, Hong Kong, Japão e Austrália.

Quem mais sofreu foram os sites de notícias. Conforme as redes sociais ganham importância no cotidiano matinal das pessoas, é justamente neste período que alguns jornais e revistas publicam as reportagens mais relevantes do dia, para em seguida compartilhar com os fãs no Facebook. O Guardian, da Inglaterra, chegou a publicar o gráfico abaixo. Repare como o número de leitores vindos da rede social despencou conforme se aproximava das 9h no Reino Unido.

Guardian - Gráfico do Facebook

Guardian – Gráfico do Facebook

Curiosamente, os internautas que deram com os burros n’água correram para outros sites sociais. O Twitter em particular deve estar celebrando o aumento da audiência neste período.

Guardian - Gráfico do Twitter

Guardian – Gráfico do Twitter

Há boatos de que até o Google+ ficou um pouco mais movimentado durante o período.

Depois de todo o problema, representantes do Facebook vieram a público pedir desculpas. Eles também disseram que o funcionamento do serviço foi completamente restaurado. Os motivos da queda da rede social não foram revelados.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Welder Satiro
Aqui deu isso --> http://goo.gl/NwOBpN
Fer
É, eu não estava dormindo, fui checar algumas notificações que ignorei durante a madruga e... Pumba, caiu!
Elton V. Silva
Lucas Braga heuaheuaheuaheuaheuaheuhuaehu E pior, ainda tem o "Quem mais comentou". haueha
Elton V. Silva
Cara, como o Richard disse aí, isso é problema das pessoas. Faz assim: Se você não conversa com quem posta essas coisas, exclui. Se você conversa, remove assinatura. Depois de uma semana fazendo isso você vai ver esses 10% que você citou virar 90%, e o Facebook ficar bem mais interessante!
Igor Pedronni
Lucas Braga Detalhes!
Lucas Braga
Uai, você comentou através do Facebook.
Benjamim Marcos De Castro Junior
Um vídeo explicativo: http://youtu.be/Ml2yx5Ytx1w
Igor Pedronni
Nem percebi pq não uso essa porra mesmo. Que se foda!
Douglas Siqueira
O Mundo real já é uma merda! Quer trazer esse mundo chato para dentro da rede social tbm? argh!
Chinnon Santos
A a Cisco foi lá e desligou os servidores com seus backdoors hsuhsushsshuhsuhsuhsuhsushushsuhu
Richard Mathias Aguiar
Alexandre Fabio O meu não aparece mais, pare de seguir quem posta essas besteiras, o problema não é o facebook, são as pessoas, livre-se delas.
Alexandre Fabio
Richard Mathias Aguiar Esse 'problema' nunca tive, minha família não usa Facebook. E na verdade, nem eu usaria, mas meio que sou obrigado a utilizá-lo como perfil profissional e mesmo assim é um diário medíocre lastimável na maioria das publicações que vejo em meu feed. Quase nada e ninguém escapa aos tais: "indo jantar", "academia", "oba, sexta-feira", "cansei de amar", "homem que é homem", "Deus é meu mestre", "se não quer, tem quem queira" (só ilustrei o que a maioria das pessoas publicam) Além das imagens ovacionais, memes, piadinhas piegas, frases de auto-ajuda e toda essa bobagem, pensamento próprio, opinião própria, publicações interessantes, recomendações, conversas agradáveis, isso esta longe. Ok, concordo que há exceções, mas convenhamos que estas exceções são 10% do total.
Marcos Matheus
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/facebook-cria-hardware-open-source-que-pode-desbancar-cisco/42657 ai o problema ai oh rs
Marcos Matheus
realmente pode ser sua internet amigo
Richard Mathias Aguiar
Eu removi todos meus amigos e parentes do facebook, incrível como agora só tem conteúdo interessante.
Exibir mais comentários